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Advisor(s)
Abstract(s)
Uma parte importante da investigação existente sobre empresas
multinacionais procura explicar porque e como a transferência de
conhecimento, ou de tecnologia, ocorre dentro das multinacionais. A
maioria desta investigação trata as transferências num contexto que
pressupõe a cooperação entre as subsidiárias geograficamente dispersas.
Neste artigo, explicamos como nem sempre as subsidiárias cooperam e,
pelo contrário, pelo menos às vezes competem, e exploramos algumas
implicações desta diferença para que as transferências de conhecimento
efectivamente ocorram. Ao examinar relações de cooperação e de
competição entre as subsidiárias de uma mesma multinacional, sugerimos
que o sucesso da transferência de conhecimento depende do formato
organizacional da empresa multinacional, do alinhamento entre a estratégia
internacional e a estrutura organizacional e do sistema de recompensas em
prática. Na ausência destes, parece razoável sugerir que emerge
competição multi-mercado entre as subsidiárias que é originada pela
sobreposição na carteira de produtos, tecnologias e mercados das
subsidiárias.
Description
Keywords
Transferência de conhecimento Subsidiárias Fluxos de conhecimento Competição e cooperação Estratégia internacional
