Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Quando o jogo competitivo multimercado se sobrepõe aos mecanismos internos de coordenação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
working_paper-55_globadvantage.pdf1.58 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Uma parte importante da investigação existente sobre empresas multinacionais procura explicar porque e como a transferência de conhecimento, ou de tecnologia, ocorre dentro das multinacionais. A maioria desta investigação trata as transferências num contexto que pressupõe a cooperação entre as subsidiárias geograficamente dispersas. Neste artigo, explicamos como nem sempre as subsidiárias cooperam e, pelo contrário, pelo menos às vezes competem, e exploramos algumas implicações desta diferença para que as transferências de conhecimento efectivamente ocorram. Ao examinar relações de cooperação e de competição entre as subsidiárias de uma mesma multinacional, sugerimos que o sucesso da transferência de conhecimento depende do formato organizacional da empresa multinacional, do alinhamento entre a estratégia internacional e a estrutura organizacional e do sistema de recompensas em prática. Na ausência destes, parece razoável sugerir que emerge competição multi-mercado entre as subsidiárias que é originada pela sobreposição na carteira de produtos, tecnologias e mercados das subsidiárias.

Description

Keywords

Transferência de conhecimento Subsidiárias Fluxos de conhecimento Competição e cooperação Estratégia internacional

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License