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A Cultura pede espaço

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jenny Gil
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.advisorVicente, José António Duque
dc.contributor.authorMarques, Marcelo Berti
dc.date.accessioned2023-04-21T14:40:34Z
dc.date.available2024-01-16T01:30:26Z
dc.date.issued2023-01-16
dc.description.abstractA Escola Cultural de Vermoil foi concebida, partindo do princípio de não se vincular a uma determinada classe social, mas antes que a sua concretização fosse resultante de interesse da comunidade e administração local. Assim, o seu propósito primordial prendeu-se ao estabelecimento de uma relação entre a Escola Cultural e a Freguesia de Vermoil, para responder às demandas e desejos da sua comunidade e propiciar o encontro entre todas as pessoas com a cultura regional. A sua missão priorizou o dar a conhecer, valorizar e promover o entendimento dos acontecimentos contemporâneos, bem como prestar serviços culturais à sociedade de Vermoil e aos territórios circundantes. O presente estudo teve como objetivo principal traçar um plano de ação, execução de todo o processo para implementar a Escola Cultural de Vermoil, mantendo a premissa da conexão e da interação com a comunidade e com os acontecimentos locais. Para a conceção do projeto, recorreu-se à pesquisa qualitativa a qual se ajusta a um projeto desta natureza e foi privilegiada a investigação-ação. No referencial teórico relaciona-se o conceito de cultura, arte e comunidade, enquadrando-o com as linhas e estratégias educativas predominantes, explanando as principais expressões e atividades artísticas, produções teatrais, musicais, dança e convívio social, de modo a atender as mais diversas exigências de ordem política, económica, social e tecnológica. A distribuição dos bens culturais e a circulação da informação, os bens culturais, uma vez produzidos, devem ser tornados públicos, através de uma política de eventos que possibilite a participação da sociedade. A Escola Cultural de Vermoil tem o objetivo de ensinar pela arte e valorizar a cultura da comunidade de Vermoil, por meio da preservação. Depois de criado e tornado público, o bem cultural deve ser preservado, uma vez que com a sua preservação está garantida a manutenção da memória cultural da coletividade.pt_PT
dc.identifier.tid203279379pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8441
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectEscola culturalpt_PT
dc.subjectAnimação Socioculturalpt_PT
dc.titleA Cultura pede espaçopt_PT
dc.title.alternativeImplementação da Escola Cultural de Vermoilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctEmbargo pedido pelo autorpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção e Animação Artísticapt_PT

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