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Gostar de comer : Conjunto de estratégias para preparar e apresentar pratos da cozinha tradicional portuguesa

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Comer, significa muito mais do que mero sustento, define-nos como membros de uma sociedade e cultura. Restaurantes e receitas estão cada vez mais internacionais, oferecendo o sabor e ingredientes de diversas culturas. O acto de comer proporciona ocasiões sociais diversas, e numa escala mais pequena como a da família, inúmeras são as vezes que se celebram ou recordam momentos importantes, assinalados por vários pratos confeccionados com sucesso para o efeito. A textura, a cor, a consistência, o gosto, são dados que estimulam os nossos sentidos e fazem parte da experiência sensorial de comer, que associamos aos acontecimentos memoráveis. Influenciam o nosso humor e disposição, trazem conforto e tranquilidade. A partilha de uma refeição estimula o sentido de pertença entre indivíduos de uma comunidade. A refeição pode ajudar a configurar ou fortalecer uma determinada identidade de grupo. Encaremos a formalidade do acto de comer e o modo como nos é apresentada comida à mesa: uma travessa com alimentos confeccionados e um prato onde podemos servir e partir os alimentos em pequenas porções para levar à boca. No entanto, esta situação, apesar de ser comummente aceite, não está adequada a todas as pessoas. Podemos temporariamente ou permanentemente, sentirmo-nos forçadamente excluídos desta rotina, em virtude de um braço não dominar todos os gestos apropriados para uma refeição. Em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), podemos não conseguir partir o bife. Estas situações dão por vezes origem ao progressivo afastamento de um indivíduo da comunidade e à utilização de soluções que marcam e diferenciam, que não promovem a inclusão e fomentam a dependência. No presente projecto entende-se a refeição como um momento de partilha de experiências, com significado cultural. O estudo centra-se nas necessidades de indivíduos com incidência de um AVC, para os quais se pretende concretizar um conjunto de soluções mais inclusivas que facilitem a actividade da refeição. 9 O projecto está estruturado em 2 partes. A primeira faz uma introdução ao conceito e à sua importância na sociedade e aborda a importância de ambientes e produtos acessíveis como estratégia fundamental de redução do estigma. A Segunda parte relata o desenvolvimento do trabalho de acordo com a metodologia proposta para a concretização e construção de um conjunto de estratégias para preparar e apresentar pratos da cozinha tradicional portuguesa.

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