ESAD.CR - Teses de Doutoramento de docentes
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Recent Submissions
- Novas estratégias de design para o desenvolvimento de revestimentos cerâmicosPublication . Lobo, CarlaAs superfícies funcionam como dispositivos sensoriais no primeiro contacto entre os utilizadores e os objectos. Na arquitectura, estas actuam como interfaces entre os objectos construídos e o espaço envolvente; uma protecção física, e ambiental, com significado simbólico, que proporciona estímulos sensoriais ao observador/utilizador, que promovem o sentimento de apropriação, e pertença, aos lugares. O reconhecido papel da visão na interpretação da realidade física contribuiu para a valorização da importância das variações perceptivas, sincrónicas e diacrónicas, nos processos mentais de interpretação espacial. A consciencialização da relevância do Factor Humano no processo de design dos espaços públicos, nomeadamente dos factores relacionados com a percepção, vem consolidar o papel da qualidade visual e emocional dos materiais utilizados na construção desses espaços. Neste contexto, e após uma análise crítica dos processos de desenvolvimento de produto adoptado pelas empresas produtoras de azulejos, identificou-se a necessidade de renovação significativa e sustentada dos revestimentos cerâmicos através da alteração do modelo convencional de desenvolvimento centrado no produto, para um modelo centrado no utilizador, ao nível da função e da percepção. O modelo conceptual proposto consiste num novo modelo de pensar o projecto, onde os aspectos perceptivos são considerados como elementos basilares na análise, desenvolvimento, produção e utilização do produto. O uso intencional e estratégico das qualidades intrínsecas dos materiais cerâmicos na modelação da superfície, em articulação com o potencial perceptivo dos vidrados proporcionam oportunidades únicas para soluções inovadoras ao nível funcional e visual, adequadas às condições específicas dos lugares. Espera-se que os resultados deste estudo demonstrem que a integração dos factores perceptivos, assim como das experiências vivenciais dos utili- zadores, nos processos de design de revestimentos cerâmicos, contribuam para que estes possam constituir-se como uma solução válida, e eficaz, não apenas ao nível funcional, como pele protectora da arquitectura, mas também como elemento de valor acrescentado que confere qualidade visual e emocional aos espaços habitados contemporâneos. Através da adopção de uma metodologia holística construiu-se uma abordagem transversal à temática, de forma a incorporar diferentes critérios de análise e ampliar as potencialidades do desenvolvimento de azulejos.
- Prototipagem Digital 3D no contexto do ensino do designPublication . Mateus, João Vasco de OliveiraA presente investigação tem como objetivo examinar o papel das tecnologias de prototipagem digital em Design de Produto, num contexto de ensino. A importância que estas tecnologias têm adquirido para a indústria levam-nos a concluir que, para além do seu valor tecnológico devemos ponderar do ponto de vista docente a sua implementação efetiva nos currículos de Design e ter em conta os métodos de ensino/aprendizagem pedagogicamente adequados aos novos modelos educacionais de ensino do Design. Na primeira fase da investigação foi desenvolvido um estudo empírico centrado em ensaios de interação com um grupo de estudantes de design, numa etapa inicial de aprendizagem, com dois tipos de software CAD com interfaces diferentes. Globalmente os resultados possibilitaram a descrição qualitativa e a compreensão de processos e formas de aprendizagem dos estudantes permitindo a seleção e definição de novas estratégias de ensino, que resultem na redução do tempo de aprendizagem e que, ao mesmo tempo, permitam incrementar as competências essenciais de autoaprendizagem, requeridas para a proficiência exigida nestas tecnologias. Numa segunda fase, analisou-se através de um inquérito, proposto a estudantes de cursos de design e designers, com diferentes graus de experiência, com a finalidade de poder avaliar a aplicação de tecnologias de prototipagem digital, numa fase conceptual de desenvolvimento de produtos durante o processo de design. A terceira fase, consistiu na avaliação de projetos por designers especialistas com especial ênfase no produto criativo. Estes projetos foram desenvolvidos por alunos finalistas de uma escola de design com a utilização de técnicas avançadas de modelação digital 3D. O objetivo principal foi determinar se o resultado da aprendizagem em prototipagem digital e as suas técnicas aplicadas ao projeto resultariam em produtos considerados criativos. As conclusões que se obtiveram utilizando a evolução da Fabricação Aditiva como processo alternativo de produção, leva-nos a pensar, que as tecnologias de prototipagem digital, já não devem ser entendidas como meras ferramentas auxiliares de apoio à atividade projetual, mas como um processo autónomo integrado na cadeia de desenvolvimento de produto, desde a sua fase conceptual com a modelação virtual de um esquiço 3D, passando por processos de refinamento 3D, que incorporam em etapas iniciais do projeto, diversos tipos de análise baseados tanto na promoção da sua otimização estrutural, como em termos da sua sustentabilidade.
- Gostar de comer : Conjunto de estratégias para preparar e apresentar pratos da cozinha tradicional portuguesaPublication . Neves, Sandra; Bispo, Renato; Elias, HelenaComer, significa muito mais do que mero sustento, define-nos como membros de uma sociedade e cultura. Restaurantes e receitas estão cada vez mais internacionais, oferecendo o sabor e ingredientes de diversas culturas. O acto de comer proporciona ocasiões sociais diversas, e numa escala mais pequena como a da família, inúmeras são as vezes que se celebram ou recordam momentos importantes, assinalados por vários pratos confeccionados com sucesso para o efeito. A textura, a cor, a consistência, o gosto, são dados que estimulam os nossos sentidos e fazem parte da experiência sensorial de comer, que associamos aos acontecimentos memoráveis. Influenciam o nosso humor e disposição, trazem conforto e tranquilidade. A partilha de uma refeição estimula o sentido de pertença entre indivíduos de uma comunidade. A refeição pode ajudar a configurar ou fortalecer uma determinada identidade de grupo. Encaremos a formalidade do acto de comer e o modo como nos é apresentada comida à mesa: uma travessa com alimentos confeccionados e um prato onde podemos servir e partir os alimentos em pequenas porções para levar à boca. No entanto, esta situação, apesar de ser comummente aceite, não está adequada a todas as pessoas. Podemos temporariamente ou permanentemente, sentirmo-nos forçadamente excluídos desta rotina, em virtude de um braço não dominar todos os gestos apropriados para uma refeição. Em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), podemos não conseguir partir o bife. Estas situações dão por vezes origem ao progressivo afastamento de um indivíduo da comunidade e à utilização de soluções que marcam e diferenciam, que não promovem a inclusão e fomentam a dependência. No presente projecto entende-se a refeição como um momento de partilha de experiências, com significado cultural. O estudo centra-se nas necessidades de indivíduos com incidência de um AVC, para os quais se pretende concretizar um conjunto de soluções mais inclusivas que facilitem a actividade da refeição. 9 O projecto está estruturado em 2 partes. A primeira faz uma introdução ao conceito e à sua importância na sociedade e aborda a importância de ambientes e produtos acessíveis como estratégia fundamental de redução do estigma. A Segunda parte relata o desenvolvimento do trabalho de acordo com a metodologia proposta para a concretização e construção de um conjunto de estratégias para preparar e apresentar pratos da cozinha tradicional portuguesa.
- Enhancing the post-stroke patient experience at mealtime through participatory design: Eliciting, connecting and supporting multi-voicednessPublication . Neves, Sandra; Macdonald, Alastair S; Hush, GordonContext/issue Stroke is the major cause of disability in both Scotland and Portugal. It is estimated that each year stroke affects 15,000 people in Scotland and approximately 21,000 in Portugal, and possibly one-third of these individuals require rehabilitation. Research (Ekberg et al., 2002; Wright et al., 2005) has identified that the quality of the mealtime experience for patients affected by stroke in rehabilitation is poor, which may be demotivating and a factor in influencing recovery. Questions and previous studies Is there an opportunity for design methods and approaches to help understand and improve the patient mealtime experience and if so, how? In previous studies, Cottam and Leadbeater (2004), Murray et al. (2006) and Boyle and Harris (2009) suggest that the integration of multi-stakeholders’ participation into the design process can be valuable. Bate and Robert (2007) suggest directly taking account of patients’ and healthcare professionals’ experiences – “the real virtuosos of the experience” (Sanders, 2001) – as the basis for designing service improvements and, consequently, better experiences. So, can design approaches help elicit patients’ and healthcare professionals’ “voices” and can these voices be used to help enhance the quality of the mealtime experience for patients undergoing stroke rehabilitation and if so, how? Methodology This thesis adopts a participatory design (PD) approach to play a role in engaging and structuring the direct participation of patients and healthcare professionals in research. This method encompasses socialised and materialised situations in time and space with a focus on understanding the reasons behind current experiences while also exploring desirable futures. The analysis is based on translating and interpreting those patients’ and healthcare professionals’ voices, using the principles of framework analysis.
- Una construcción teórico-prática del paisaje en el campo escultóricoPublication . Rama, Samuel José Travassos; Tatay, Amparo CarbonellEl presente trabajo de investigación intenta dar cuerpo a una posibilidad de articulación teórico-práctica del paisaje en el campo de lo escultórico. De esta forma, se ha pretendido construir un itinerario reflexivo en torno a una serie de cuestiones –enunciadas por nuestras palabras clave–, que fueron suscitadas por un conjunto de propuestas plásticas realizadas antes del inicio de este trabajo de investigación.
- Design contra o estigmaPublication . Bispo, Renato; Branco, VascoA presente tese procura investigar o papel que os produtos desenvolvidos para a incapacidade podem ter no combate aos estereótipos estigmatizantes. Neste sentido, procura colmatar uma lacuna do enquadramento teórico da acessibilidade e do design inclusivo, que tende a centrar-se fundamentalmente na concepção e adaptação das estruturas físicas que compõem o ambiente construído, abordando apenas lateralmente a importância da mudança de mentalidades para os processos de inclusão social. Ao longo da tese, é apresentada a noção de objeto antiestigmatizante, procurando tornar claro como este pode interferir na reprodução do estigma e da discriminação; é proposto um conjunto de princípios que procura lançar as bases para o design de produtos antiestigmatizantes forma consistente em diferentes contextos socioculturais; é apresentada uma metodologia desenvolvida para aferir o sentido estigmatizante ou antiestigmatizante de um produto, com base na análise do seu campo semântico; são apresentados os resultados de um inquérito, relativamente à perceção da discriminação, aplicado a cerca de 350 pessoas envolvidas na luta pelos direitos das pessoas com incapacidade; e é discutido o desenvolvimento de um projeto de mobilidade antiestigmatizante. Os resultados alcançados permitem con rmar a relevância dos produtos antiestigmatizantes, quer no estímulo de novos comportamentos por parte das pessoas com incapacidade, quer na mudança de mentalidades fundamental para a inclusão social.