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O efeito do jogo na promoção do equilíbrio e na prevenção do risco de quedas em pessoas idosas

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadepor
datacite.subject.sdg17:Parcerias para a Implementação dos Objetivospor
dc.contributor.authorNeves Rosa, Marlene Cristina
dc.contributor.authorBrites, Cátia
dc.contributor.authorTarrafa, Inês
dc.contributor.authorViamonte, Miguel
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia
dc.contributor.authorSilva, Cândida
dc.date.accessioned2025-05-28T09:49:52Z
dc.date.available2025-05-28T09:49:52Z
dc.date.issued2025-02-14
dc.descriptionOs autores do artigo agradecem às instituições e aos utentes participantes, pela sua disponibilidade e participação. Agradecemos também o apoio do Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), do Instituto Politécnico de Leiria, pela cedência de equipamento e condições técnicas à realização do estudo.
dc.description.abstractIntrodução: O jogo analógico dirigido a pessoas idosas com alterações de equilíbrio e risco de queda demonstrou alguns potenciais resultados, contudo os estudos são escassos. Objetivo: O presente estudo pretendeu testar o potencial de um jogo analógico na melhoria do equilíbrio e diminuição do risco de quedas, bem como caracterizar o desempenho dos participantes no jogo e a sua relação com as variáveis de equilíbrio e risco de queda. Metodologia: Foram analisados dados recolhidos em três momentos: inicial (T0); após 6 semanas de intervenção com jogo (T1) e final (T2), após 6 semanas sem intervenção com jogo. Foram calculadas correlações entre o desempenho no jogo nas diferentes grelhas (S, M e L) e os indicadores de equilíbrio (Teste de Levantar e Ir (TUG) e teste Tinetti); estes testes foram comparados entre os períodos com e sem o jogo. Resultados: Dez pessoas idosas (87,60±7,25 anos; 8 mulheres) participaram no estudo, melhorando significativamente os valores de TUG apenas entre T0-T1 (p=0,002). Os valores do teste de Tinetti melhoraram significativamente nos dois períodos de intervenção (p=0,001; p=0,006). O desempenho na grelha L demonstrou correlação com o teste Tinetti (T0 - ρ = -0,664; p = 0,036) e com o TUG apenas na 2ª tentativa (T0; r = 0,680; p = 0,030*). Conclusão: Existe potencial benefício do jogo analógico na melhoria do risco de queda (TUG) na pessoa idosa institucionalizada. O jogo implementado, no seu nível mais exigente (grelha L), parece adequar-se ao contexto de reabilitação, promovendo aprendizagem ao longo do tempo.por
dc.description.abstractIntroduction: The analogic game demonstrated potential results in old people with decreased balance and fall risk, however related studies are scarce. Aim: The present study aimed to test the potential of an analogue game in improving balance and reducing the risk of falls, as well as to characterize the performance of the participants in the game and its relationship with the variables of balance and risk of falling. Method: Data were collected at three moments: initial (T0); after 6 weeks of intervention with game (T1) and final (T2), after 6 weeks without intervention with game. Correlations were calculated between the performance in the game in the different grids (S, M and L) and the balance indicators (Timed-up and Go Test (TUG) and Tinetti test); these tests were compared between the different periods. Results: Ten elderly people (87.60±7.25 years; 8 women) participated in the study, significantly improving TUG values only between T0-T1 (p=0.002). Values from Tinetti test improved significantly in the two intervention periods (p=0.001; p=0.006). The performance in the grid L showed correlation with the Tinetti test (T0 - ρ = -0.664; p = 0.036) and with the TUG only in the 2nd attempt (T0; r = 0.680; p = 0.030*). Conclusion: There is a potential benefit of analogue play in improving the risk of falls (TUG) in institutionalized elderly people. The implemented game, at its most demanding level (grid L), seems to fit the rehabilitation context, promoting learning over time.eng
dc.description.abstractIntroducción: El juego analógico dirigido a personas idas con alteraciones de equilibrio y riesgo de quedar demostrados algunos resultados potentes, con todos los estudios en cassos. Objetivo: El presente estudio pretende probar el potencial de un juego analógico en la mejora del equilibrio y la disminución del riesgo de quedar, bem como caracterizar o desempenho dos participantes en el juego y su relación con las variaciones de equilibrio y el riesgo de queda. Metodologia: Foram analisados ​​dados recolhidos em três momentos: inicial (T0); Después de 6 semanas de intervención con juego (T1) y final (T2), después de 6 semanas sin intervención con juego. Foram calculadas correlações entre o desempenho no jogo nas diferentes grelhas (S, M e L) e os indicadores de equilibrio (Teste de Levantar e Ir (TUG) e teste Tinetti); Estos testículos foram comparados entre os períodos com y sem o jogo. Resultados: Dez personas idas (87,60±7,25 años; 8 mujeres) participaron no estudo, mejorando significativamente los valores de TUG apenas entre T0-T1 (p=0,002). Los valores de las pruebas de Tinetti mejoraron significativamente en los dos períodos de intervención (p=0,001; p=0,006). El desarrollo en grelha L demostró correlación con el teste Tinetti (T0 - ρ = -0,664; p = 0,036) y con TUG apenas en 2ª tentativa (T0; r = 0,680; p = 0,030*). Conclusión: Existe un potencial beneficio del juego analógico na melhoria do risco de queda (TUG) na pessoa idosa institucionalizada. El juego implementado, en su nivel más exigente (grelha L), parece adecuado al contexto de reactivación, promovendo el aprendizaje a largo plazo.spa
dc.identifier.citationRosa, M., Brites, C., Tarrafa, I., Viamonte, M., Oliveira, P., & Silva, C. G. (2025). O efeito do jogo na promoção do equilíbrio e na prevenção do risco de quedas em pessoas idosas. Retos, 65, 661–672. https://doi.org/10.47197/retos.v65.111 125
dc.identifier.doi10.47197/retos.v65.111125
dc.identifier.eissn1988-2041
dc.identifier.issn1579-1726
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13011
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherJURUFRA SL
dc.relation.hasversionhttps://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/111125
dc.relation.ispartofRetos
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
dc.subjectEnvelhecimento
dc.subjectequilíbrio
dc.subjectrisco de queda
dc.subjectjogos analógicos
dc.subjectreabilitação
dc.subjectAging
dc.subjectbalance
dc.subjectfalls risk
dc.subjectanalogue games
dc.subjectrehabilitation
dc.subjectEnvejecimiento
dc.subjectRendimiento
dc.subjectEquilibrio
dc.subjectRiesgo de caídas
dc.subjectJuego analógico
dc.subjectRecreación
dc.subjectRehabilitación
dc.titleO efeito do jogo na promoção do equilíbrio e na prevenção do risco de quedas em pessoas idosaspor
dc.title.alternativeThe effect of game to promote balance and prevent falls in elderlyeng
dc.title.alternativeEl efecto del juego en la promoción del equilibrio y la prevención del riesgo de caídas en los ancianosspa
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage672
oaire.citation.startPage661
oaire.citation.titleRetos Nuevas tendencias en Educación Física, Desporte y Recreación
oaire.citation.volume65
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameNeves Rosa
person.familyNameSilva
person.givenNameMarlene Cristina
person.givenNameCândida
person.identifier.ciencia-idD615-002F-8E48
person.identifier.ciencia-idD513-D305-7FD1
person.identifier.orcid0000-0001-8276-655X
person.identifier.orcid0000-0002-7092-1169
person.identifier.ridK-7059-2013
person.identifier.scopus-author-id55924760400
person.identifier.scopus-author-id55429869600
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