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EFICÁCIA DA FORMAÇÃO ONLINE NA MELHORIA DOS CONHECIMENTOS E DA AUTO PERCEÇÃO PARA INICIAR MANOBRAS DE SBV NA POPULAÇÃO ADULTA

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorDixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
dc.contributor.authorSantos, Edna Tatiana Prazeres
dc.date.accessioned2020-02-20T14:21:02Z
dc.date.available2020-02-20T14:21:02Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.description.abstractIntrodução: O reconhecimento precoce de uma vítima em paragem cardiorrespiratória e a rápida intervenção, através de manobras de reanimação cardiopulmonar, aumentam consideravelmente a taxa de sobrevivência. Os recursos tecnológicos assumem um papel fundamental na divulgação de conhecimentos e capacitação da população em Suporte Básico de Vida, uma vez que abrangem um grande número de pessoas. Metodologia: A amostra foi constituída por 41 pessoas adultas que frequentam o ginásio, com acesso a um dispositivo com ligação à internet. Desenvolveu-se um curso de Suporte Básico de Vida online e efetuou-se um estudo quantitativo, quasi experimental do tipo pré-teste e pósteste, sem grupo de controlo. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos, conhecimentos sobre SBV e auto perceção da preparação para iniciar manobras de SBV (antes e depois da formação). No final da formação online foi ainda aplicada uma grelha de avaliação de competências práticas em SBV. No que respeita ao tratamento de dados utilizou-se o teste de Mann-Whitney para duas amostras independentes e o teste de wilcoxon para amostras emparelhadas. Resultados: No que diz respeito à eficácia da formação online em SBV, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p < 0,001) dos conhecimentos em SBV e da auto perceção da preparação para iniciar manobras SBV, depois da formação online. No que diz respeito às competências práticas, os indicadores relacionados com as compressões torácicas foram os que registaram a melhor taxa de desempenho por parte da amostra. Constatou-se ainda que existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos antes da formação online SBV e a formação anterior em SBV, e que existe correlação positiva e tendencialmente significativa, entre a auto perceção da preparação para iniciar manobras de SBV e o nível de conhecimentos sobre SBV depois da formação online. Conclusão: A formação online em SBV dirigida a população adulta confirma-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos em SBV, permitindo alcançar um elevado número de pessoas, contribuindo por sua vez para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade em situações de PCR. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos e habilidades em SBV devem ser efetuados.pt_PT
dc.identifier.tid202446700pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4705
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReanimação cardiopulmonarpt_PT
dc.subjectSuporte básico de vidapt_PT
dc.subjectEducação à distânciapt_PT
dc.titleEFICÁCIA DA FORMAÇÃO ONLINE NA MELHORIA DOS CONHECIMENTOS E DA AUTO PERCEÇÃO PARA INICIAR MANOBRAS DE SBV NA POPULAÇÃO ADULTApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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