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Authors
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Abstract(s)
Introdução: O reconhecimento precoce de uma vítima em paragem cardiorrespiratória e a
rápida intervenção, através de manobras de reanimação cardiopulmonar, aumentam
consideravelmente a taxa de sobrevivência. Os recursos tecnológicos assumem um papel
fundamental na divulgação de conhecimentos e capacitação da população em Suporte Básico
de Vida, uma vez que abrangem um grande número de pessoas.
Metodologia: A amostra foi constituída por 41 pessoas adultas que frequentam o ginásio, com
acesso a um dispositivo com ligação à internet. Desenvolveu-se um curso de Suporte Básico de
Vida online e efetuou-se um estudo quantitativo, quasi experimental do tipo pré-teste e pósteste,
sem grupo de controlo. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados
sociodemográficos, conhecimentos sobre SBV e auto perceção da preparação para iniciar
manobras de SBV (antes e depois da formação). No final da formação online foi ainda aplicada
uma grelha de avaliação de competências práticas em SBV. No que respeita ao tratamento de
dados utilizou-se o teste de Mann-Whitney para duas amostras independentes e o teste de
wilcoxon para amostras emparelhadas.
Resultados: No que diz respeito à eficácia da formação online em SBV, verificou-se uma
melhoria com significado estatístico (p < 0,001) dos conhecimentos em SBV e da auto perceção
da preparação para iniciar manobras SBV, depois da formação online. No que diz respeito às
competências práticas, os indicadores relacionados com as compressões torácicas foram os que
registaram a melhor taxa de desempenho por parte da amostra. Constatou-se ainda que existem
diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos antes da formação online
SBV e a formação anterior em SBV, e que existe correlação positiva e tendencialmente
significativa, entre a auto perceção da preparação para iniciar manobras de SBV e o nível de
conhecimentos sobre SBV depois da formação online.
Conclusão: A formação online em SBV dirigida a população adulta confirma-se como uma
estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos em SBV, permitindo
alcançar um elevado número de pessoas, contribuindo por sua vez para a redução das taxas de
mortalidade e morbilidade em situações de PCR. No futuro, estudos sobre a manutenção e
retenção de conhecimentos e habilidades em SBV devem ser efetuados.
Description
Keywords
Reanimação cardiopulmonar Suporte básico de vida Educação à distância
