Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-09"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- A Triagem realizada no Pré-Hospitalar e Hospitalar por Profissionais em Situações de Exceção/Catástrofe garantindo a Continuidade de CuidadosPublication . Silva, Tânia Alves da; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: A imprevisibilidade, a complexidade e a gravidade das situações de exceção, levantam sérios problemas e dificuldades para a sociedade, pela sua falta de conhecimentos e habilidades, o que implica a não preparação e a ocorrência de erros. Metodologia: Com o intuito de conhecer a opinião de peritos em situações de exceção/catástrofe relativamente ao sistema de triagem no pré-hospitalar e hospitalar assegurando a continuidade de cuidados, foi realizado um estudo descritivo com recurso à análise quantitativa (primeira fase do estudo) e qualitativa (segunda fase do estudo), classificando-se por método de triangulação. Na primeira fase responderam vinte elementos ao questionário em formato digital. Quanto à segunda fase do estudo, a amostra foi composta pelos primeiros cinco elementos que após terem respondido ao questionário, aceitaram participar na entrevista. Resultados: A formação e o treino dos profissionais de saúde, foram dos temas mais concordantes e desenvolvidos entre os peritos. Por sua vez, a continuidade de cuidados e a comunicação eficaz, também surgiram como aspetos importantes para a eficácia na abordagem à vítima de uma situação de catástrofe, no entanto ainda com alguns problemas, pela conflituosa relação existente entre os profissionais do pré-hospitalar e hospitalar e vice-versa. A par destes tópicos foi ressalvado o encaminhamento das vítimas como uma medida extremamente importante e complementar, tendo em conta a triagem a adotar na unidade de saúde, consoante a abordagem efetuada no pré-hospitalar. Assim, foi dos temas mais discordantes no questionário, em contrapartida com a entrevista, onde uma elevada percentagem de peritos concordou na revisão da orientação emanada pela Direção Geral de Saúde (DGS), essencialmente na exploração da triagem secundária. Conclusão: Deste estudo depreende-se a necessidade da revisão da norma da DGS, o que permitiria aos profissionais responsáveis pelas unidades de saúde e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), debaterem sobre o tema e uniformizarem um plano de emergência que fosse transversal às duas entidades. Foi ainda consensual entre os peritos confirmar através de futuros estudos se a realidade de Portugal se coaduna com os modelos de triagem adotados pela DGS.
- Habilidades do Cuidador Informal para Cuidar da Pessoa Dependente no Autocuidado - A Integração dos Cuidados e a Capacitação FormalPublication . Silva, Ana Catarina Figueiredo da; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: A capacitação do cuidador informal é fundamental para a sua adaptação ao papel, com efeitos na sua qualidade de vida, bem como na prestação de cuidados em si. Objetivos: Como objetivo geral pretende-se avaliar as habilidades dos cuidadores informais para cuidar da pessoa dependente no autocuidado na continuidade dos cuidados no regresso a casa após alta hospitalar. Como objetivos específicos salienta-se determinar as necessidades de capacitação referidas pelos cuidadores e percecionadas pelos enfermeiros que trabalham ou não numa Unidade Local de Saúde (ULS). Métodos: Estudo do tipo descritivo comparativo ao nível de duas instituições de saúde com modelos de gestão distintos (ULS e Não ULS), os dados foram recolhidos através de uma entrevista estruturada à pessoa dependente (n= 19) e seu cuidador (n=19), e aos enfermeiros (n=10) através de um questionário. Principais Resultados: De acordo com a sua opinião os enfermeiros de ambas as instituições promovem educação em áreas distintas, destacando-se na Não ULS as áreas da higiene e conforto, transferências, informações de como comunicar com a equipa de saúde e informações sobre recursos na comunidade. Maioritariamente os ensinos são realizados de forma informal. Os enfermeiros percecionam necessidades de informação no geral e da gestão da própria doença. Os cuidadores destacam necessidades na área da alimentação, em ambos os contextos, embora na ULS destaquem a higiene sanitária e na NULS a mobilidade, transferências, vestir e despir, medicação e gestão da própria doença. As pessoas apresentamse mais dependentes na ULS, nomeadamente nas áreas da higiene e conforto, mobilidade, vestir e despir, medicação e gestão de sinais e sintomas. Globalmente a família consegue de forma satisfatória prestar cuidados, no entanto ainda são referidas dúvidas, que no geral vão de encontro às necessidades mais destacadas pela pessoa dependente. Conclusões: A capacitação baseada em programas de apoio deve privilegiar as reais necessidades do cuidador informal, através de ações educativas a fim de melhorar a sua performance, com mecanismos facilitadores de suporte multiprofissional e maior acesso à informação. Ir de encontro às rotinas diárias contribui para melhorar a qualidade de vida e diminuir os problemas emocionais. O reconhecimento da singularidade de cada situação de saúde, tornar-se-á uma mais-valia, evitando reinternamentos e a exaustão do cuidador, uma vez que as necessidades estão a ser correspondidas.
- EFICÁCIA TEMPORAL DA FORMAÇÃO EM SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROSPublication . Pragosa, Ângela Marina da Costa; Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues FariaIntrodução: Quando ocorre uma Paragem Cardiorrespiratória, em ambiente intra-hospitalar, o sucesso no socorro depende da interação harmoniosa dos vários intervenientes, nomeadamente da equipa multidisciplinar. Os Enfermeiros são, em ambiente de prestação de cuidados, os profissionais que geralmente fazem a primeira avaliação à vítima em Paragem Cardiorrespiratória, pelo que é fundamental que possuam os conhecimentos em Reanimação Cardiorrespiratória. No caso dos Enfermeiros que desenvolvem a sua prática profissional em contexto relacionado com a pessoa em situação crítica, a formação em Suporte Avançado de Vida é indispensável. Contudo, a evidência relativa à eficácia temporal da formação em SAV no conhecimento dos enfermeiros carece de mais estudos. Metodologia: Foi desenvolvido um estudo quantitativo, descritivo-correlacional e transversal com o objetivo de relacionar os conhecimentos teóricos em SAV, dos Enfermeiros, com o tempo decorrido desde a formação, avaliando a eficácia temporal do conhecimento e compreendendo possíveis fatores influenciadores. A amostra foi composta por 69 Enfermeiros. Resultados e Conclusões: O tempo decorrido desde a última formação em Suporte Avançado de Vida teve um impacto negativo no conhecimento dos Enfermeiros. Os Enfermeiros cujo contexto prático se desenvolve num ambiente de prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica, apresentaram níveis de conhecimento nitidamente superiores sendo, assim, o contexto promotor de uma maior eficácia temporal dos conhecimentos, o que permitiu concluir que a formação em Suporte Avançado de Vida deve ter sempre uma componente prática e adaptada ao contexto de prestação de cuidados, principalmente nas situações em que o contacto com a pessoa em situação crítica é esporádico.
- Comparative Analysis of Residential EnergyPublication . Gaibor, Mario Andrés Viteri; Neves, Luís Miguel Pires; Karellas, SotiriosHumanity consumes more natural resources than the Earth has the ability to regenerate them. Given this problem, world eyes are over sustainability. Several actions for reducing and consume natural resources efficiently are being carried out worldwide. The European Union has developed several strategies for the efficient use of resources, including energy. There is a high potential for energy savings in the building stock sector, mainly in the residential buildings area. This study focused on the single-family houses to know the factors that affect the energy consumption through a comparative analysis of the energy used in dwellings of different European Mediterranean countries. The countries chosen for this analysis were Greece, Portugal, and Spain, countries that share similar geographical, political and meteorological conditions. For this analysis, only was taken into account the energy used for space heating and cooling and water heating. Using statistical data and national regulations, two regions of each country were chosen, and a typical house from each region was represented to obtain annual energy consumption results through simulation. Variable parameters such as internal temperatures, system operation hours and occupant behavior were tested on the models to see their impacts on energy consumption. As a result of simulations, it was concluded that space heating is the activity that consumes the most among the selected ones, therefore, having a great potential for energy savings. The efficient use of energy keeps the thermal comfort of the occupants reducing the energy consumption. The study showed that several factors affect energy consumption, but the main one is human behavior. The role of energy policies are important over the consumption through people´s behavior. The evolution of the policies in Europe has been remarkable in recent years, but they are not enough. Tighter policies that act fast enough are necessary. Occupants must balance the consumption between comfort and energy awareness, aiming to shift some of the multiples small decisions and actions taken every day, in order to create a more sustainable future on our planet.
- Intervenções de Enfermagem à Pessoa com Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda em Decúbito Ventral: Construção e Validação de um ProtocoloPublication . Vieira, Inês Ferreira Brites; Sousa, Pedro Miguel Lopes de; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: A construção e validação de um Protocolo de Intervenções de Enfermagem (PIE) à pessoa com Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda (SDRA) em decúbito ventral (DV), surgiu da necessidade de constituir uma ferramenta de apoio ou guia orientador de uma prática de cuidados de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC) mais diferenciada e uniformizada em contexto de cuidados intensivos. Esta pesquisa visa conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a necessidade de um PIE à pessoa com SDRA em DV (estudo I), desenvolver e validar um PIE à pessoa com SDRA em DV, recorrendo a um painel de peritos (estudo II). Metodologia Esta pesquisa inclui dois estudos complementares. O estudo I (descritivo-correlacional) incluiu 30 enfermeiros que exercem funções no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Leiria. Foi aplicado um questionário sobre a perceção da necessidade de um PIE à pessoa com SDRA em DV, sendo utilizados o Teste U de Mann-Whitney e o Teste de Correlação de Spearman. O estudo II (descritivo) recorreu à metodologia delphi. Para tal, constituiu-se um painel de enfermeiros peritos, definiram-se critérios de inclusão e realizaram-se duas rondas aplicando questionários online através da plataforma google forms. Participaram na 1ª ronda 35 enfermeiros peritos e 26 na 2ª ronda. Pretendeu-se obter pelo menos 75% de consenso de inclusão nas respostas fornecidas pelos enfermeiros peritos, sendo que a 2ª ronda surge após análise dos resultados da 1ª ronda. Resultados: O estudo I revelou que a maioria dos enfermeiros apresentam uma tendência positiva para a perceção da necessidade de um PIE à pessoa com SDRA em DV. Verificou-se que a perceção da necessidade de um PIE é superior junto do grupo de enfermeiros que não têm formação especifica na área da SDRA em DV. Confirmou-se, assim a existência de diferenças significativas no que respeita ao facto de ser útil, facilitar a prestação cuidados, e contribuir para a redução de complicações durante o procedimento. O estudo II revelou que apenas uma das 54 intervenções apresentadas aos enfermeiros peritos não obteve consenso de inclusão após as duas rondas do painel delphi e validou a pertinência de intervenções no âmbito das indicações e contraindicações do DV, preparação e execução, complicações, cuidados à pessoa em DV e sua duração. Conclusão: A existência de um PIE validado à pessoa com SDRA em DV é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, assegura uma sequência de cuidados baseados na evidência científica, promove a qualidade e a prática de cuidados de enfermagem à PSC mais diferenciada e uniformizada.
- UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE URGÊNCIA PELOS ADULTOS NUM HOSPITAL DO NORTE ALENTEJANO: FOCOS DE ENFERMAGEMPublication . Oliveira, Ana Cristina de Jesus; Querido, Ana Isabel FernandesO serviço de urgência (SU) é considerado a principal porta de entrada no hospital. Em Portugal verifica-se um recurso excessivo ao serviço de urgência, comprovado através da elevada percentagem de situações triadas como não urgentes. Estes serviços são diariamente confrontados com a sobrelotação e os tempos de espera excessivos. Este estudo visa caracterizar o perfil de utilização do SU e identificar os focos de enfermagem associados, através de uma abordagem quantitativa, num estudo retrospetivo correlacional, com base na análise dos dados do sistema informático do SU do hospital em estudo. Foram estudados 25098 episódios de urgência, referentes ao ano de 2017, os quais foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Constatou-se que a amostra é maioritariamente constituída pelo sexo feminino, com a média de idade de 58 anos e que os indivíduos do sexo masculino são em média, mais novos que os do sexo feminino. Verificaramse mais admissões de urgência por parte de indivíduos residentes no concelho do hospital em estudo. A maior parte dos indivíduos recorrem ao SU provenientes do “Exterior” por “Doença”, são classificados como não urgentes e são encaminhados para o centro de saúde de referência. Na grande maioria das admissões há pagamento da taxa moderadora e a maior parte dos utilizadores são classificados como não frequentes. Foram possíveis aferir 1565 focos de enfermagem, tendo-se verificado que os focos mais frequentes foram: processo patológico por infeção, dor, processo patológico por trauma, processo patológico por inflamação e ansiedade.
- CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA PREVER E ESTRATIFICAR O RISCO DE INFEÇÃO DO LOCAL CIRÚRGICO APÓS CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO CORONÁRIAPublication . Parra, Franklin Villalon; Querido, Ana Isabel Fernandes
- Redefining editorial experience: user experience & user interface design in digital publicationsPublication . Treviño, Melissa Odeth Márquez; Ferreira, Elga Patrícia MaximianoThe publishing industry is facing a transition era, where the development of new digital technologies has led people to adopt new reading habits, where every day is less common to receive content in a piece of printed paper, and more and more common to do it through a screen. Digital publications have been present for a while, facing constant changes, so this theoretical-practical research aims to explore their transition, what they have done, and what are they doing to respond to their readers’ needs. Emphasized in digital magazines, the objective is to understand them from its roots, analyzing concepts related to editorial design and through theory and the work of designers who redefined the concept of publications on the screens. This theoretical part is complemented with the study of two areas of design that are related to the development of digital products: user experience and user interface. The two case studies presented, Wired and The New Yorker magazines explore what magazines that have lead the market in terms of innovation and design have done in recent years and how are they facing today’s challenges. In addition, in this critical analysis exploration, topics such as their online strategy, design of their apps, and their activity in social networks are explored. The practical project developed, seeks to apply the concepts explored in the theoretical part of the research, in order to respond to the needs of a cultural magazine of Mexico, La Tempestad. Through a survey, the reading habits of the target audience are analyzed to understand what readers are looking for and create a solution that is appropriate for them. A graphic proposal of a digital magazine in the form of an application is presented, with interactions, design, and navigational tools the app seeks to create a unique experience with their readers.
- Cultivation of the wild seaweed Gracilaria gracilis under laboratory scale: The Effect of Light Intensity and Nutrients on Growth, Pigment and Total Soluble Protein ContentPublication . Bastos, Gonçalo Filipe Pica Cabral; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Afonso, Clélia Paulete Correia NevesConsidered primary sources of bioactive natural compounds with enormous applicability in various scientific-technological sectors, macroalgae have gained some prominence in recent years. The red macroalgae Gracilaria gracilis, one of the most dominant in worldwide cultivation systems, is fundamentally characterized not only by its high agar content, but also for its extraordinarily high phycobiliproteins (PBPs) levels endowed with a remarkable importance in the food industry, cosmetics, pharmaceuticals and in the field of bioactivities. The main objectives of this study consisted in manipulate laboratorily certain cultivation conditions of G. gracilis from the Lagoa de Óbidos (namely, light intensity and concentration of the macronutrients N and P (in the form of ammonia and phosphate, respectively)) and test their effects on growth, on the content of the Rphycoerythrin (R-PE) and R-phycocyanin (R-PC) PBPs, total soluble protein (TSP) content of the algal tissue and evaluate different methods of PBPs extraction applied to different states and pretreatments of algal biomass to assess the most effective method. As to the different extractions techniques used, for oven-dried wild samples, a maximum of 1.186 ± 0.008 mg of R-PE was obtained per g of dry weight with the bead beater, whereas enzymatic hydrolysis with cellulase only provided a maximum pigment content of 0.220 ± 0.001 mg R-PE g-1 of dry weight, clearly indicating that the first technique is much more efficient than the last one. For the wet samples, the methodology employing the tissue homogenizer yielded maximum values of 4.568 ± 1.773 mg R-PE g-1 WW and 0.099 ± 0.076 mg R-PC g -1 WW, proving that this extractingwith-water mechanical methodology is the most effective of the three in the extraction of phycobiliproteins from G. gracilis. One of the first things to note in culture assays is that light intensity and quality play a major role on the quality of the biomass and, thus, depending on the parameters desirable to increase in cultivation - DGR, PBPs or TSPs -, it may be preferable to use one or the other culture lamps tested - Cool White Fluorescent (CWF) or Plant Growth Fluorescent (Gro-Lux). The maximum DGR (16.219 ± 3.84 % day-1 ) was obtained for Gro-lux (with nutrient increment on the growth medium) while the obtained for CWF did not exceed the 14.936 ± 1.243 %, revealing a greater importance of nutrients (in particular, ammonium), comparatively to light, for this parameter. The TSPs concentration ranged from 18.06 ± 2.027 (for CWF) to 9.71 ± 0.364 % of dry weight (for Gro-lux without nutrient or light increment). As for R-PE and R-PC pigments, extracted with the tissue homogenizer, the highest peaks were obtained for CWF after two weeks of cultivation (9.599 ± 1.722 and 0.156 ± 0.043 mg g-1 of wet weight, respectively) - originated by a higher light intensity of the CWF lamp in comparison to the Gro-lux one. In sum, the similarity between the high levels of PBPs already studied in Gracilaria and the considerable levels of mechanically extracted R-PE in this study for Gracilaria gracilis, allied with an optimization of cultivation conditions (light and nutrients) to increase DGR, PBPs or TSP content in specific situations, may certainly justify the large-scale cultivation of this macroalgae species.