Publication
Arbor
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pires, Fernando Alípio Brízio | |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Sérgio Gomes Pires | |
dc.contributor.author | Reis, Samuel Filipe dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-03-18T15:49:52Z | |
dc.date.available | 2016-03-18T15:49:52Z | |
dc.date.issued | 2015-03-10 | |
dc.description.abstract | Com base na observação do meio natural, é ensaiada a exploração de como utilizar a Natureza enquanto raiz do processo criativo, com o objetivo de identificar formas e elementos característicos já existentes no meio natural e propriedades únicas da matéria. Estas poderão ser utilizadas ou integradas na concepção de objectos, recorrendo à Natureza como agente criativo. Ela sugere, eu aplico. A forma e matéria são recolhidos por deterem determinadas características, e são experimentadas aplicando meios de transformação, maquinação e outras técnicas. Os recursos utilizados são tão elementares quanto possível, tendo em consideração a forma-prima1, de modo a criar algo que transponha e exemplifique a singularidade, delicadeza e personalidade da natureza física em cada peça. A árvore foi o elemento em que o trabalho se centrou. A beleza, as formas e a matéria que proporciona sugeriram três abordagens diferentes: a primeira visa a utilização de ramos em curva ou com bifurcações, tirando partido do valor mecânico proporcionado pela direcção dos veios, permitindo serem componentes de um objecto; a segunda, como complemento à primeira, foca-se na experimentação e produção de aglomerado em caruma; e por fim, a terceira abordagem remete para a experiência e trabalho em vidro soprado, no qual, tanto o vazio de um tronco sem núcleo (cerne), como também, o espaço entre os ramos de uma árvore são utilizados como molde. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201091860 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1691 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Autenticidade | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Vidro | pt_PT |
dc.subject | Aleatoriedade | pt_PT |
dc.subject | Artificial | pt_PT |
dc.subject | Natural | pt_PT |
dc.subject | Standard | pt_PT |
dc.subject | Formato | pt_PT |
dc.subject | Árvore | pt_PT |
dc.subject | Molde | pt_PT |
dc.title | Arbor | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado | pt_PT |