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Abstract(s)

Com base na observação do meio natural, é ensaiada a exploração de como utilizar a Natureza enquanto raiz do processo criativo, com o objetivo de identificar formas e elementos característicos já existentes no meio natural e propriedades únicas da matéria. Estas poderão ser utilizadas ou integradas na concepção de objectos, recorrendo à Natureza como agente criativo. Ela sugere, eu aplico. A forma e matéria são recolhidos por deterem determinadas características, e são experimentadas aplicando meios de transformação, maquinação e outras técnicas. Os recursos utilizados são tão elementares quanto possível, tendo em consideração a forma-prima1, de modo a criar algo que transponha e exemplifique a singularidade, delicadeza e personalidade da natureza física em cada peça. A árvore foi o elemento em que o trabalho se centrou. A beleza, as formas e a matéria que proporciona sugeriram três abordagens diferentes: a primeira visa a utilização de ramos em curva ou com bifurcações, tirando partido do valor mecânico proporcionado pela direcção dos veios, permitindo serem componentes de um objecto; a segunda, como complemento à primeira, foca-se na experimentação e produção de aglomerado em caruma; e por fim, a terceira abordagem remete para a experiência e trabalho em vidro soprado, no qual, tanto o vazio de um tronco sem núcleo (cerne), como também, o espaço entre os ramos de uma árvore são utilizados como molde.

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Natureza Autenticidade Design Vidro Aleatoriedade Artificial Natural Standard Formato Árvore Molde

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