Repository logo
 
Publication

A mão que segura e a que se eleva no ar

dc.contributor.authorBaraona, Isabel
dc.contributor.authorGaudêncio, Susana
dc.date.accessioned2024-02-19T11:31:24Z
dc.date.available2024-02-19T11:31:24Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionTextos : Isabel Baraona, Mafalda Santos, Sónia Neves e Susana Gaudêncio Ensaios visuais : Isabel Baraona, Joana Rita, Lara Martins Teixeira, Mafalda Santos, Maria Miguel von Hafe, Sara Araújo, Susana Gaudêncio e Xanapt_PT
dc.description.abstractA mão que segura e a que se eleva no ar é o projecto que inclui esta publicação e um ciclo de três exposições e tomou como ponto de partida a prática artística de Ana Hatherly, bem como os conceitos de escrita-imagem — “a escrita nunca foi senão representação: imagem”, e a poesia, a palavra e a arte como formas de resistência e liberdade .1 O título é uma citação de uma breve passagem do texto escrito por Maria Filomena Molder para o catálogo Ana Hatherly: Território Anagramático, publicado na exposição homónima realizada na Fundação Carmona e Costa, com curadoria de João Silvério, entre 17 de Novembro de 2017 e 13 de Janeiro de 2018. Organizado por Pessoa Colectiva (Mafalda Santos & Susana Gaudêncio), o projecto durou três anos, foi exposto em três espaços em diferentes cidades, reuniu três artistas nas suas diferentes vozes, unidas pela mão inteligente de Ana Hatherly, e muitos outros cúmplices que generosamente connosco colaboraram. Susana, Mafalda e Isabel sob o signo de Ana, mãos seguras, mãos que seguram e fixam linhas, revoluções do texto. A filiação tecida sem esforço não circunscreve um tributo, indica sim uma celebração. A mão que segura e a que se eleva no ar foi um projecto de produção artística, expositivo, em itinerância e com carácter cambiante, no sentido em que procurou adaptar-se aos espaços que o acolheram: a Associação Rampa no Porto, 2020, a Galeria Trem em Faro, 2022 e por fim, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora, 2023. A obra de Ana Hatherly cruza o ensaio, a poesia, a pintura, a caligrafia, a performance e a imagem em movimento, similarmente este projecto apresentou uma diversidade de meios, explorando, principalmente, as possibilidades do desenho, da escrita, mas também da animação, da escultura, da publicação, da performance e do site-specific. Ao desenhar e escrever ou escrever e desenhar, seja figura ou palavra, a mão executa uma acção hipnótica e muitas vezes de natureza mágica. Diz Paulo Pires do Vale que essa fronteira “é lugar de metamorfose, entre o texto como imagem e o desenho como escrita” .2 A mão é acção3 faz surgir sobre uma superfície algo que era até então invisível, traça linhas negras e encantadas. Hatherly ensina-nos que “Percorrendo a história mundial das imagens produzidas pelo homem, encontraremos quase sempre paralelamente escrita e imagem, sendo muitas vezes uma a outra.” 4 A criação poética existiu sempre como forma de resistência, desde os estilos literários mais complexos (linguística ou visualmente) até às mais simples manifestações do realismo/neo-realismo. Já no discurso político do status quo que apresenta como característica uma voz única e mono direcionada, a ambiguidade deve estar ausente, apoiando-se num significado denotativo da linguagem. Para Ana Hatherly a criação pressupõe sempre um acto de liberdade e resistência, bem como um ponto de partida, por vezes não deliberado, em que se discute o passado. O acto criativo faz do Homem um ser voltado para a construção do futuro, modificando o seu presente. Sendo aqui que arte e utopia se relacionam.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8963-92-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9452
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIsabel Baraona e Susana Gaudênciopt_PT
dc.relationArts and Design Research Lab
dc.relationLandscapes, Heritage and Territory Laboratory
dc.titleA mão que segura e a que se eleva no arpt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleArts and Design Research Lab
oaire.awardTitleLandscapes, Heritage and Territory Laboratory
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05468%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04509%2F2020/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameBaraona
person.familyNameMoura Gaudêncio
person.givenNameIsabel
person.givenNameSusana Cristina
person.identifier.ciencia-id1817-9870-C188
person.identifier.ciencia-id3D17-FDBD-B077
person.identifier.orcid0000-0001-9901-3079
person.identifier.orcid0000-0002-0442-9758
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication33d35838-30f7-456e-ae33-5fdf6dc03c19
relation.isAuthorOfPublicationcf3af82d-3a34-4bd9-b535-e5c79c2f5edf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery33d35838-30f7-456e-ae33-5fdf6dc03c19
relation.isProjectOfPublicationdad84d05-27e7-492b-bd86-4f3612ccc2ca
relation.isProjectOfPublication99ac1dfc-a66d-45ce-b88f-5342fe425091
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverydad84d05-27e7-492b-bd86-4f3612ccc2ca

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LOW_net.pdf
Size:
4.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: