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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação para o desenvolvimento sustentável (DS) encontra-se no centro da Agenda 2030
para o DS (Nações Unidas, 2015) e dos seus dezassete objetivos (Leicht, Heiss & Byun, 2018).
A meta 4.7 dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que visa que todos os
estudantes adquiram os conhecimentos e competências necessárias para promover o DS,
realça o contributo que as instituições de ensino superior podem ter no alcance dos ODS
(UNESCO, 2017). Este trabalho estuda a implementação dos ODS no ensino superior público
português, e tem por objetivos analisar: (a) como os ODS têm sido integrados nas instituições
de ensino superior públicas portuguesas, nomeadamente ao nível dos cursos de licenciatura e
mestrado, e (b) se as instituições de ensino superior públicas portuguesas estão preparadas
para responder ao repto lançado pelas Nações Unidas (2015) para a promoção do
desenvolvimento sustentável.
Através de uma análise de conteúdo das designações e objetivos dos cursos de licenciatura e
mestrado investigou-se se a oferta formativa de ensino superior pública portuguesa está
alinhada com os ODS definidos em 2015. Considerou-se na análise os 2556 cursos (957
licenciaturas e 1599 mestrados) registados na oferta formativa pública das 33 instituições de
ensino superiores portuguesas (14 universidades e 19 politécnicos). Os cursos de doutoramento e os cursos técnicos superiores profissionais não foram contemplados na
análise.
Os resultados mostram que: (a) menos de 10% dos 2556 cursos de licenciatura e mestrado
abordam diretamente pelo menos um ODS; (b) as universidades, quando comparadas com os
politécnicos, apresentam mais cursos que abordam de forma explícita pelo menos um ODS; (c)
existem mais cursos de mestrado a abordar explicitamente os ODS do que licenciaturas; e (d)
a maioria dos cursos que abordam os ODS são das áreas das ciências sociais e humanidades,
e das ciências naturais e do ambiente.
Nas universidades, os ODS mais frequentemente considerados nos seus cursos de licenciatura
e mestrado são: (a) ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis (n:22; 1,4% do total dos cursos
de licenciatura e mestrado nas universidades); (b) ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre (n:22;
1,4%); (c) ODS 6 – Água Potável e Saneamento (n:18; 1,1%). Nos politécnicos, os ODS mais
frequentemente considerados nos seus cursos de licenciatura e mestrado são: (a) ODS 15 –
Proteger a Vida Terrestre (n:15; 1,6% do total dos cursos de licenciatura e mestrado nos
politécnicos); (b) ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis (n:14; 1,5%); (c) ODS 4 –
Educação de Qualidade (n:13; 1,4%).
Nos cursos de licenciatura, os ODS mais frequentemente considerados são: (a) ODS 7 –
Energias Renováveis e Acessíveis (n:13; 1,4% do total dos cursos de licenciatura no ensino
superior público português); (b) ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre (n:11; 1,1%); (c) ODS 6
– Água Potável e Saneamento (n:9; 0,9%). Nos cursos de mestrado, os ODS mais
frequentemente considerados são: (a) ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre (n:26; 1,6% do total
dos cursos de mestrado); (b) ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis (n:23; 1,4%); (c) ODS
3 – Saúde de Qualidade (n:22; 1,4%).
Este trabalho contribui para aumentar a sensibilização das instituições de ensino superior
quanto ao seu papel e responsabilidade na promoção do desenvolvimento sustentável. Os
resultados mostram que apenas uma reduzida parte dos cursos de licenciatura e mestrado estão
explicitamente alinhados com os ODS, o que sugere a necessidade das políticas públicas
portuguesas, na área do ensino superior, reforçarem o desenvolvimento dos ODS através da
sua oferta formativa.
Description
Keywords
Educação para o desenvolvimento sustentável Ensino superior Objetivos do desenvolvimento sustentável Curriculum sustentável
Pedagogical Context
Citation
Aleixo, A.M., Azeiteiro, U.M. & Leal, S. (2019). A implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável no ensino superior português [Abstract]. Apresentado na 1ª Conferência Campus Sustentável, Porto