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O impacto das atividades de marketing nas redes sociais na lealdade à marca, engagement do consumidor e consciência de valor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria Ascensão
dc.contributor.authorMatias, Nuno Miguel Romualdo
dc.date.accessioned2019-02-06T14:47:56Z
dc.date.available2019-02-06T14:47:56Z
dc.date.issued2018-11-02
dc.description.abstractA democratização do uso da internet é uma tendência. Todos anos regista um crescimento em número de utilizadores, que em muito se deve à popularidade das plataformas de social media. Os websites e as redes sociais ganharam um status de prioridade nas estratégias de marketing relacional. Apesar disso, só recentemente tem aumentado a investigação em marketing tendo como suporte os social media, existindo ainda muito por pesquisar, sobretudo no contexto português. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo estudar o impacto das Atividades de Marketing nas Redes Sociais (AMRS) na lealdade à marca, no engagement do consumidor e na consciência de valor. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 112 utilizadores de redes sociais que seguem pelo menos uma marca numa rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância preditiva do modelo é alta no que respeita ao engagement do consumidor, os resultados evidenciaram que as atividades de marketing nas redes sociais explicam 65,7% do engagement do consumidor, baixa relativamente à consciência de valor (8,2%) e média em relação à lealdade à marca, uma vez que as três variáveis independentes, atividades de marketing nas redes sociais, engagement do consumidor e consciência de valor explicam 27,5% da sua variância. Relativamente às hipóteses de investigação verificou-se que algumas das atividades de marketing nas redes sociais têm um impacto positivo no engagement do consumidor. Entre essas atividades destacam-se as de informação, de entretenimento e de word-of-mouth (WOM). Todavia essas atividades de marketing e o engagement do consumidor não explicam a lealdade à marca, tendo apenas a consciência de valor capacidade para a influenciar positivamente. De notar ainda o efeito negativo do WOM na consciência de valor, evidenciando que os consumidores portugueses utilizam as redes sociais para opinarem sobre as marcas quando estão desagradas com as mesmas.pt_PT
dc.identifier.tid202165116pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3801
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtividades de marketing nas redes sociaispt_PT
dc.subjectSocial media marketingpt_PT
dc.subjectEngagement do consumidorpt_PT
dc.subjectConsciência de valorpt_PT
dc.subjectLealdade à marcapt_PT
dc.titleO impacto das atividades de marketing nas redes sociais na lealdade à marca, engagement do consumidor e consciência de valorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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