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- O impacto das atividades de marketing nas redes sociais na lealdade à marca, engagement do consumidor e consciência de valorPublication . Matias, Nuno Miguel Romualdo; Marques, Alzira Maria AscensãoA democratização do uso da internet é uma tendência. Todos anos regista um crescimento em número de utilizadores, que em muito se deve à popularidade das plataformas de social media. Os websites e as redes sociais ganharam um status de prioridade nas estratégias de marketing relacional. Apesar disso, só recentemente tem aumentado a investigação em marketing tendo como suporte os social media, existindo ainda muito por pesquisar, sobretudo no contexto português. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo estudar o impacto das Atividades de Marketing nas Redes Sociais (AMRS) na lealdade à marca, no engagement do consumidor e na consciência de valor. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo tendo como base um questionário realizado a 112 utilizadores de redes sociais que seguem pelo menos uma marca numa rede social. O modelo de equações estruturais foi estimado com recurso ao software SmartPLS. A relevância preditiva do modelo é alta no que respeita ao engagement do consumidor, os resultados evidenciaram que as atividades de marketing nas redes sociais explicam 65,7% do engagement do consumidor, baixa relativamente à consciência de valor (8,2%) e média em relação à lealdade à marca, uma vez que as três variáveis independentes, atividades de marketing nas redes sociais, engagement do consumidor e consciência de valor explicam 27,5% da sua variância. Relativamente às hipóteses de investigação verificou-se que algumas das atividades de marketing nas redes sociais têm um impacto positivo no engagement do consumidor. Entre essas atividades destacam-se as de informação, de entretenimento e de word-of-mouth (WOM). Todavia essas atividades de marketing e o engagement do consumidor não explicam a lealdade à marca, tendo apenas a consciência de valor capacidade para a influenciar positivamente. De notar ainda o efeito negativo do WOM na consciência de valor, evidenciando que os consumidores portugueses utilizam as redes sociais para opinarem sobre as marcas quando estão desagradas com as mesmas.
- Insight into aquaculture's potential of marine annelid worms and ecological concerns: a reviewPublication . Pombo, Ana; Baptista, Teresa; Granada, Luana; Ferreira, Susana M. F.; Gonçalves, Sílvia C.; Anjos, Catarina; Sá, Erica; Chainho, Paula; Fonseca, Luís Cancela da; Fidalgo e Costa, Pedro; Costa, José L.Polychaetes are marine annelid worms that can contribute to aquaculture diversification. Its culture has been viable, and commercially attempted, but intensive production has progressed only in few countries around the world. In the countries with no production, marine polychaetes are imported or harvested. A strong and sustained research investment provided to a better understanding of the nutritional requirements and reproduction of some species. Recent studies showed new technical improvements, which can lead to an important progress in productivity and give a new impetus to the polychaete production. Some marine worm species were identified as good candidates for integrated multitrophic aquaculture. The development of cost-effective aquaculture techniques for marine annelid worms is essential to ensure a balance between commercial interests and the preservation of ecosystems. The influence of polychaete aquaculture on the environment and vice versa raise important concerns related to ecological security and sustainability of this activity. This review focus on the main technical improvements and advances that have been made in areas as diverse as: aquaculture potential of polychaetes, reared species, main species used worldwide, and highlights biological and ecological concerns, important challenges and recommendations.