Repository logo
 
Publication

Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturas
datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
datacite.subject.sdg07:Energias Renováveis e Acessíveis
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorBarbeiro, Luís Filipe
dc.date.accessioned2025-10-15T13:34:48Z
dc.date.available2025-10-15T13:34:48Z
dc.date.issued2020-11-04
dc.description.abstractA Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção do significado, habitualmente associadas à LD.por
dc.description.abstractDetailed Reading (DR) is an activity that is part and parcel of the Reading to Learn (R2L) programme. It focuses on selected language units, which are identified by pupils in ways that deepen their knowledge about these units and the relationships among them. The objective of the present study is to characterize DR with regard to the activation and development of metalinguistic knowledge. The theoretical framework adopts a perspective that gives metalinguistic awareness a relevant role in linguistic development. As pupils participate in the discursive interactions that take place during DR, they become aware of linguistic choices and their semiotic value. In such interactions, reference can be made to linguistic units by describing them in relation to their systemic and functional properties and thereby activating metalinguistic knowledge. The research method involved recording interactions between teachers and pupils (5th graders), and the analysis focused on metalinguistic references, the terms used, and the linguistic properties brought up by both the teachers and the pupils. The results show that DR stimulates a high degree of metalinguistic activity, which can be oriented to the development of metalinguistic knowledge, in addition to focusing on linguistic resources and promoting awareness of their contribution to the construction of meaning.eng
dc.identifier.citationBarbeiro, L. (2020). Perspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas. Calidoscópio, 18(3), 714–737. https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.12.
dc.identifier.doi10.4013/cld.2020.183.12
dc.identifier.eissn2177-6202
dc.identifier.issn1679-8740
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14271
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidad do Vale de Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.relation.hasversionhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.183.12
dc.relation.ispartofCalidoscópio
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectConhecimento metalinguístico
dc.subjectLeitura Detalhada
dc.subjectLer para Aprender
dc.subjectMetalinguistic knowledge
dc.subjectDetailed Reading
dc.subjectReading to Learn (R2L)
dc.titlePerspectiva meta: integração e colocação em foco das unidades linguísticas
dc.title.alternativeThe meta-perspective: integrating and focusing on linguistic unitseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage737
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage714
oaire.citation.titleCalidoscópio
oaire.citation.volume18
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarbeiro
person.givenNameLuís
person.identifier.ciencia-id6616-A3B7-75C9
person.identifier.orcid0000-0001-5798-2904
person.identifier.scopus-author-id10241634900
relation.isAuthorOfPublication0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Perspectiva meta Integração e colocação em foco das unidades linguísticas.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
A Leitura Detalhada (LD) constitui uma atividade do programa Ler para Aprender, que coloca em foco unidades linguísticas selecionadas, solicitando a sua identificação e aprofundando o conhecimento sobre elas e as relações que estabelecem. O objetivo do presente estudo é caracterizar a atividade em relação à ativação e ao aprofundamento do conhecimento metalinguístico. O enquadramento teórico é constituído pela perspectiva que atribui à consciência metalinguística um papel relevante para o desenvolvimento linguístico. A consciência das escolhas e do seu alcance semiótico pode emergir na interação discursiva que ocorre durante a LD. Nessa interação, as unidades linguísticas podem ser referidas e caracterizadas quanto às suas propriedades sistémicas e funcionais, mobilizando o conhecimento metalinguístico. Metodologicamente, registrou-se a interação entre professor e alunos (5.º ano de escolaridade) e efetuou-se a sua análise quanto à referência metalinguística, aos termos utilizados e às propriedades explicitadas pelos professores e alunos. Os resultados mostram que a LD apresenta um grau elevado de atividade metalinguística, a qual pode ser orientada para a aprendizagem do conhecimento metalinguístico, para além das potencialidades em relação à consciencialização dos reflexos da escolha de recursos linguísticos específicos para a construção do significado, habitualmente associadas à LD.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: