Repository logo
 
Publication

O marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupo

dc.contributor.advisorAlmeida, Paulo Jorge Santos
dc.contributor.authorPereira, Luís Miguel Martins Vieira
dc.date.accessioned2014-11-13T10:14:08Z
dc.date.available2014-11-13T10:14:08Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractO marketing assume uma grande importância para todo o tipo de empresas turísticas na medida em que se apresenta como uma ferramenta de apoio à gestão e na ajuda da definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento das mesmas, com o objetivo principal de potenciar resultados financeiros. Desta forma, o pensamento de marketing e a estratégia de comunicação desenvolvida de forma pensada e estruturada permite colocar a empresa em melhores condições de alcançar uma maior quota de mercado que permita fazer chegar o produto ou serviço junto dos clientes e do mercado. Assim, o marketing e a comunicação devem definir um conjunto de ações de comunicação interna e externa que possam ser colocadas em prática e que permitam transmitir mensagens com o objetivo de dar a conhecer a empresa, os seus produtos e serviços de forma a provocar nos consumidores o desejo de aquisição. Para perceber de que forma é que o marketing e a comunicação podem desempenhar este papel vital para as unidades hoteleiras, procurámos recolher um conjunto de informações sobre os temas do turismo, da hotelaria, da gestão hoteleira, do marketing e da comunicação, temas estes que admitimos serem determinantes para o nosso trabalho de investigação. Para tal, foi fundamental a pesquisa de livros temáticos, a consulta de artigos publicados, a leitura de teses já realizadas sobre estes assuntos, a realização de entrevista junto da direção de unidade hoteleira de gestão familiar para recolher informações sobre como é feita a gestão do hotel e a visita aos dois tipos de hotel que foram alvo do nosso trabalho de investigação. Após a recolha e tratamento de todas as informações e conteúdos que pudessem dar resposta aos objetivos da nossa investigação, foi possível perceber que o marketing e a comunicação são um veículo de grande importância para a gestão das unidades hoteleiras.por
dc.identifier.tid201110431
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1087
dc.language.isoporpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectGestão hoteleirapor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação externapor
dc.titleO marketing e a comunicação na hotelaria: o estudo de caso de hotel familiar e hotel de grupopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketing e Promoção Turísticapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Luis Pereira.pdf
Size:
25.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: