Advisor(s)
Abstract(s)
O marketing assume uma grande importância para todo o tipo de empresas turísticas na
medida em que se apresenta como uma ferramenta de apoio à gestão e na ajuda da
definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento das mesmas, com o objetivo
principal de potenciar resultados financeiros. Desta forma, o pensamento de marketing e a
estratégia de comunicação desenvolvida de forma pensada e estruturada permite colocar a
empresa em melhores condições de alcançar uma maior quota de mercado que permita
fazer chegar o produto ou serviço junto dos clientes e do mercado.
Assim, o marketing e a comunicação devem definir um conjunto de ações de comunicação
interna e externa que possam ser colocadas em prática e que permitam transmitir
mensagens com o objetivo de dar a conhecer a empresa, os seus produtos e serviços de
forma a provocar nos consumidores o desejo de aquisição.
Para perceber de que forma é que o marketing e a comunicação podem desempenhar este
papel vital para as unidades hoteleiras, procurámos recolher um conjunto de informações
sobre os temas do turismo, da hotelaria, da gestão hoteleira, do marketing e da
comunicação, temas estes que admitimos serem determinantes para o nosso trabalho de
investigação. Para tal, foi fundamental a pesquisa de livros temáticos, a consulta de artigos
publicados, a leitura de teses já realizadas sobre estes assuntos, a realização de entrevista
junto da direção de unidade hoteleira de gestão familiar para recolher informações sobre
como é feita a gestão do hotel e a visita aos dois tipos de hotel que foram alvo do nosso
trabalho de investigação.
Após a recolha e tratamento de todas as informações e conteúdos que pudessem dar
resposta aos objetivos da nossa investigação, foi possível perceber que o marketing e a
comunicação são um veículo de grande importância para a gestão das unidades hoteleiras.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Turismo Hotelaria Gestão hoteleira Marketing Comunicação Comunicação externa