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Abstract(s)
Fará sentido desconhecermos as formas de produção da maior parte dos alimentos que
consumimos, sabendo à partida que existem formas de produção que, para além de
nocivas para o ambiente também o são para a nossa saúde? Fará sentido adquirirmos
produtos que percorreram grandes distâncias, quando poderiam ser entregues por
produtores perto de nós? Este foi um dos pressupostos que levou à criação, em
dezembro de 2011 de uma empresa social* (em termos formais, uma sociedade por
quotas) de nome MyFarm.com. Esta empresa foi criada por um professor do IPBeja**
e cinco alunos com um capital social de 6 euros, tendo atualmente também como sócio
o próprio IPBeja (com a quota de 1 euro).
A sustentabilidade na produção de alimentos implica não só o cuidado com a gestão
dos recursos que condicionam o crescimento saudável das culturas (essencialmente,
mas não só, o solo e a água) mas também a sustentabilidade económica de quem vive
da terra. Gerações e gerações de pequenos agricultores têm praticado uma agricultura
num modo de produção sustentável (pois só assim a geração seguinte conseguiria
continuar a atividade) no entanto a sua sustentabilidade económica tem diminuído de
tal forma que tem levado ao abandono dos campos e ao consequente despovoamento
rural.
Ou seja, por um lado temos um desconhecimento do consumidor sobre a qualidade
dos produtos agrícolas que consome, por outro lado temos a pequena agricultura, com
modos de produção sustentáveis, e a necessitar de ser valorizada a vários níveis (por
exemplo, é do desconhecimento do público em geral, inclusive nos meios académicos
que, a produtividade/área de um pequeno agricultor é superior à obtida na agricultura
industrial). Foi para resolver esta falha de mercado que a MyFarm.com conceptualizou
a plataforma Adelaide.Farm, uma plataforma online que permite que qualquer
consumidor conheça os produtores agrícolas da sua zona, saiba os seus modos de
produção, conheça a sua paixão pela terra, o impacto positivo que têm na gestão da
paisagem rural, a baixa pegada ecológica que deixam, e que ainda por cima vendem
produtos de qualidade a preços justos.
Através da Adelaide.Farm os produtores agrícolas promovem-se aos consumidores,
definem os preços dos seus produtos, fazem a gestão dos seus stocks, analisam dados
relativos à sua produção, organizam-se e gerem produções de outros produtores,
adaptam-se às necessidades dos seus consumidores, e perspetivam um aumento da sua
qualidade de vida.
Através da compra informada de cabazes, produtos a granel ou a grosso (para
profissionais: restaurantes, cantinas, entre outros) ou da gestão de uma horta virtual
(onde podem escolher o que os produtores vão produzir para si), os consumidores
conhecem os produtores, e o que colocam à mesa e tomam consciência do que melhor
se faz no nosso meio rural, valorizando o em todos os seus aspetos.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Teixeira, A. & Luz, L. (2017). Conhecer o que comemos através da plataforma Adelaide.Farm. Res Net Health 3, spta1.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria
