Publication
Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Alexandre, Tânia Augusto | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T15:54:44Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T15:54:44Z | |
dc.date.issued | 2022-10-17 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica, avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais especificamente entre o contexto privado e o contexto público. Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo. Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203220404 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8075 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inteligência Emocional | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionado - Tânia Augusto Alexandre.pdf
- Size:
- 2.95 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: