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Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se
dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a
dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas
em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico,
nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022.
O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os
contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão
foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de
Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro
capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram
salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a
planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica,
avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º
Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de
forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais
especificamente entre o contexto privado e o contexto público.
Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um
conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades
compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede
pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a
natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso.
Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida:
“De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no
autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”.
Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as
sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo.
Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo
das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada
uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de
crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um
aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as
emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do
desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal.
Description
Keywords
Inteligência Emocional Emoções Educação Pré-Escolar