Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O IMPACTO DA PROMOÇÃO TURÍSTICA ONLINE NA INTENÇÃO DE FAZER TURISMO NA SARDENHAPublication . Ribeiro, Sara Maria Ferreira; Marques, Alzira Maria AscensãoVivem-se tempos de incerteza no setor do turismo. Primeiro foi a pandemia por COVID-19, agora a guerra na Ucrânia, com a consequente escalada de preços. Mesmo assim, o turismo é uma atividade de grande relevância económica e social para Portugal e para a Itália, havendo necessidade de conhecer melhor estes mercados e de comunicar que estes dois países, para além das atrações turísticas que têm, são seguros para promoverem movimentos de turistas entre eles. Assim, no âmbito do MMR foi realizado um estágio curricular internacional em Itália, na entidade de acolhimento – Travel Motus, que se localiza em Sassari, cidade situada no norte da Sardenha. O estágio realizou-se entre o início setembro de 2021 e o final de fevereiro de 2022 e teve como objetivo pôr em prática as competências adquiridas ao longo do mestrado, nomeadamente aplicado à área de promoção turística, venda de serviços e interação com o cliente. O presente relatório de estágio descreve e analisa as atividades desenvolvidas no estágio, fazendo um enquadramento teórico e metodológico que suporta o estudo de caso sobre a promoção turística online da Sardenha no mercado português. Assim, com base na observação direta, nas atividades de marketing, na análise de conteúdos, nas atividades desenvolvidas e nos dados recolhidos, através de um questionário online, realizou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza causal, com recurso à estimação de um modelo de equações estruturais através do PLS, cujos resultados evidenciam que mais importante que investir na promoção online, a Sardenha deve apostar em variáveis que possam influenciar positivamente a imagem turística da ilha ou o reconhecimento de marca, como é o caso da sustentabilidade ambiental, pois são essas variáveis que efetivamente vão impactar na intenção de viagem. As atividades de estágio permitiram ainda conhecer o negócio dos operadores turísticos, que aliada à revisão de literatura possibilitaram o aprofundamento do conhecimento do marketing, sobretudo na promoção online de um destino turístico. Por sua vez, os resultados do estudo empírico permitiram identificar oportunidades e propor algumas sugestões para implementar futuramente, que visam sobretudo a concretização dos objetivos estratégicos, tais como: melhorar a qualidade do serviço, a otimização de processos, a comunicação (on-line e off-line) e os resultados operacionais, conhecer o mercado, criar valor para os clientes e alcançar uma maior rendibilidade nas vendas.
- Impacto da Internacionalização e Influência Regional na Estrutura de Capital das PMEPublication . Santos, Nídia Maria Marquês; Lisboa, Inês Margarida CadimaO estudo analisa o impacto da internacionalização e da influência regional na estrutura de capital de pequenas e médias empresas (PME) portuguesas do setor da indústria transformadora – fabricação têxtil. Uma amostra de 1.723 PME, no período de 2015 a 2020 foi analisada utilizando dados em painel. Cinco proxies de endividamento foram selecionadas de forma a obter resultados detalhados sobre a estrutura de capital das empresas analisadas, a saber: total do endividamento, dívida de longo prazo, dívida de curto prazo, empréstimos bancários e crédito comercial. Para variáveis explicativas foram consideradas variáveis que medem a internacionalização, aspetos regionais, e ainda algumas variáveis de controlo sobre as características específicas das empresas e fatores macroeconómicos. Inicialmente foi utilizado o método stepwise para identificar as variáveis a adicionar ou a excluir ao modelo e a matriz de correlações para identificar problemas de colinearidade. Os resultados obtidos evidenciam que a internacionalização não explica a estrutura de capital das PME portuguesas do setor de fabricação de têxtil, com exceção do endividamento das PME da região Centro. Nesse caso, os resultados evidenciam que o aumento das exportações contribui para o decréscimo do endividamento total e de empréstimos bancários talvez pela existência de mais fluxos de caixa disponível. O desenvolvimento regional apenas explica o recurso ao crédito comercial. Empresas situadas em regiões com mais agências bancárias são as que mais facilmente acedem a crédito por parte dos fornecedores. Os resultados também sugerem que os determinantes que explicam a estrutura de capital são distintos por região, especialmente para a região Centro que apresenta resultados distintos face ao total da amostra e às outras regiões, realçando a influência regional nos resultados. Por fim, as teorias de pecking order e de trade-off são ambas relevantes para justificar a generalidade dos resultados encontrados, realçando que as empresas preferem recorrer ao autofinanciamento, mas que também usufruem de benefícios fiscais devido ao recurso ao endividamento.
- Refletindo sobre o papel das emoções na Educação Pré-EscolarPublication . Alexandre, Tânia Augusto; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes dimensões, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. As Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências de todos os contextos da Prática Pedagógica vivenciados. Dentro desta dimensão foram criados dois capítulos, um referente ao contexto de Educação de Infância e outro referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. No primeiro capítulo da dimensão reflexiva evidencia alguns aspetos que foram salientados ao longo da Prática Pedagógica, como a observação, a planificação, o trabalho por projeto, a diferenciação pedagógica, avaliação, equipa educativa, reflexão. Relativamente ao capítulo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este foi estruturado em vários tópicos, mas de forma a criar uma comparação entre os contextos educativos, mais especificamente entre o contexto privado e o contexto público. Na segunda dimensão, apresenta-se uma sequência didática com um conjunto de 10 sessões desenvolvidas com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, de um Jardim de Infância da rede pública, no ano letivo 2020/2021. A investigação qualitativa será a natureza do presente estudo, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretende-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “De que forma o trabalho sobre as emoções ajuda a criança no autoconhecimento e no reconhecimento das emoções do outro?”. Recorreu-se à observação direta participante no decorrer de todas as sessões com o auxílio do registo fotográfico e das notas de campo. Foram analisados alguns trabalhos realizados pelas crianças ao longo das sessões com o intuito de enriquecer este estudo. Foi ainda realizada uma entrevista à Educadora de Infância, responsável pelo grupo de crianças. O estudo sugere que as propostas educativas tiveram um aproveitamento positivo e que as crianças ao contactarem com as emoções, desenvolveram capacidades a todos os níveis do desenvolvimento, mas mais propriamente a nível social e pessoal.
- The impact of an exercise intervention using low-cost equipment on functional fitness in the community-dwelling older adults: A pilot studyPublication . Rodrigues, Filipe; Amaro, Nuno; Matos, Rui; Mendes, Diogo; Monteiro, Diogo; Morouço, PedroExercise interventions have shown significant improvements in the older adult population regarding functional and cognitive capacity. However, much research has applied exercise protocols that are expensive both for research and participation. Thus, high investments that are made are currently not ecologically efficient. The aim of the study was to determine whether the impact of a 20-week multicomponent exercise intervention using low-cost material could improve physical fitness in community-dwelling older adults. We tested the feasibility of this three times per week exercise protocol using an inclusive approach. Eligibility criteria included age ≥65 years, the ability to stand and walk with or without assistive devices, being physically inactive; medical clearance, and living in the community. Outcomes were muscle resistance measured using the chair-stand test for lower limbs, cardiorespiratory capacity measured using the 6-min walk test, and agility and balance using the Timed-up and Go test. Flexibility was measured using the chair sit and reach for lower limbs and the back scratch for upper limbs using the dominant leg and arm, respectively. Hand grip strength was measured using a dynamometer. Thirty participants (n = 30) were recruited and included in the intention-to-treat analysis. The mean age of participants was 70 years (±3.62 years), 100% were Caucasians, and 50% were female. There was a significant trend toward a clinically important improvement in the chair-stand (t = −5.23; p < 0.001; d = 0.36), arm curl (t = −5.21; p < 0.001; d = 0.74), 6-min walk test (t = −4.69; p = <0.001; d = 0.77), timed-up and go test (t = 8.788; p < 0.001; d = 1.18), and hand grip strength (t = 2.846; p = 0.009; d = 0.23). There were also differences in the back scratch (t = 2.243; p = 0.035; d = 0.29) and chair sit and reach test (t = −3.380; p < 0.001; d = 0.15). This pilot study has provided preliminary evidence that a 20-week community-based low-cost exercise program may be effective in improving overall functional fitness in older people. The pilot trial has provided the necessary data to design future randomized-controlled trials that can be implemented in the community in an ecological feasible manner.
- The relationship between past exercise behavior and future exercise adherence: A sequential mediation analysisPublication . Rodrigues, Filipe; Figueiredo, Nuno; Teixeira, Diogo Santos; Cid, Luis; Monteiro, DiogoThe present study explored the mediation role of past exercise adherence, self-reported frequency and intentions in the association between past experience and future exercise adherence. In total, 431 exercisers (female = 216; male = 215) aged 18 and 64 years, engaged in fitness activities such as group fitness classes and resistance training, were included in the analysis. Serial mediation procedures were employed to examine the direct, indirect, and total indirect effects among variables. The predictor variable and all mediators displayed a positive and significant association with future six-month adherence. Past six-month exercise adherence displayed the most significant association with future six-month adherence. The sequential indirect path from exercise experience → past six-months adherence → self-reported frequency → intentions future six-months adherence displayed a positive and significant effect (β = .19 [CI95% = .09, .31]), presenting a partial mediation effect. Past behaviour is the most significant predictor of future adherence, and thus interventions should be based on promoting consistent exercise frequency. Professionals working in the fitness centre context can identify possible dropouts based on their past behaviour and intentions to be physically active in the future.