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Authors
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Abstract(s)
Este artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior,
numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de
um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os
elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças
encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente
e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a
satisfação de estudantes e docentes.
Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes,
não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram
índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’
e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez,
o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos
os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação
à subescala ‘instrutor’.
Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino
a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se
pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no
contexto português.
Description
Keywords
Satisfação Professores Estudantes Ensino presencial Ensino a distância
Pedagogical Context
Citation
Chagas, Laura Vala; Pedro, Neuza. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico, Indagatio Didactica, 6, 4, 132-150, 2014.