Repository logo
 
Publication

Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico

dc.contributor.authorChagas, Laura Vala
dc.contributor.authorPedro, Neuza
dc.date.accessioned2015-05-21T13:12:34Z
dc.date.available2015-05-21T13:12:34Z
dc.date.issued2014
dc.date.updated2015-05-16T10:38:28Z
dc.description.abstractEste artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.por
dc.identifier.citationChagas, Laura Vala; Pedro, Neuza. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico, Indagatio Didactica, 6, 4, 132-150, 2014.por
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1378
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectEnsino presencialpor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.titleSatisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância : estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage150por
oaire.citation.startPage132por
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapor
person.familyNameChagas
person.givenNameLaura
person.identifier.ciencia-idCD18-3671-3FF4
person.identifier.orcid0000-0002-8609-5383
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery23b38e59-cf26-44c0-8fb0-3e2ea6beecb0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3027-10823-1-PB.pdf
Size:
737.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: