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O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Maria João Sousa Pinto dos
dc.contributor.advisorBarbeiro, Luís Filipe Tomás
dc.contributor.authorAmaro, Sandra Cristina Antunes
dc.date.accessioned2021-08-12T10:34:41Z
dc.date.available2021-08-12T10:34:41Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.description.abstractEste projeto surgiu da necessidade de ajudar três alunos com quem a professora de educação especial e investigadora neste estudo, trabalha, e que apresentavam amotivação pela aprendizagem da leitura e da escrita, na área curricular de português. Neste âmbito, este projeto tem como objetivo central contribuir para encontrar estratégias que permitam ultrapassar situações de amotivação manifestadas pelos alunos, em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, selecionámos uma amostra de conveniência - três alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem, que frequentam um Agrupamento de Escolas da Região Centro do País, com os quais implementámos um Programa de Intervenção Direta, composto por onze sessões. Neste projeto, recorremos à metodologia científica de investigação-ação, de tipo misto – qualitativa e quantitativa. O processo de recolha de dados baseou-se na consulta documental, na entrevista narrativa aos alunos, na aplicação dos testes de um a nove da bateria Controle de Aptidões de Leitura e Escrita - CALE, no inquérito por questionário aplicado a professores – Identificação de problemas motivacionais e no diário de campo. Os dados recolhidos no decorrer da aplicação do Programa de Intervenção, com recurso ao diário de campo, permitiram obter um conjunto de dados que depois de analisados nos permitiram atingir o nosso objetivo, percecionando-se que conseguimos aumentar as competências de leitura e de escrita dos três alunos fazendo uso de estratégias motivacionais, algumas das quais, baseadas nas propostas e interesses manifestados pelos próprios alunos, das quais destacamos: as atividades da preferência dos alunos; o recurso a histórias, a imagens, a dispositivos tecnológicos; o contexto real de aprendizagem; o trabalho colaborativo; a definição dos objetivos em função dos alunos; o envolvimento dos alunos no plano de trabalho; o reforço positivo; a ajuda; a monitorização; as estratégias multinível; a metacognição e o modelamento entre outras. Constatámos que, também, o professor e o modo como planifica e gere as tarefas que desenvolve na sala de aula podem estimular ou condicionar por completo estas aprendizagens por parte dos alunos. Importa referir, que a utilização de estratégias motivacionais no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita se assume como uma mais-valia em sala de aula e no sucesso pessoal dos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid202756335pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6082
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativaspt_PT
dc.titleO papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motorpt_PT

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Relatório de Projeto Final julho- Sandra Amaro após correções formais.pdf
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