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- O papel da motivação na aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagemPublication . Amaro, Sandra Cristina Antunes; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barbeiro, Luís Filipe TomásEste projeto surgiu da necessidade de ajudar três alunos com quem a professora de educação especial e investigadora neste estudo, trabalha, e que apresentavam amotivação pela aprendizagem da leitura e da escrita, na área curricular de português. Neste âmbito, este projeto tem como objetivo central contribuir para encontrar estratégias que permitam ultrapassar situações de amotivação manifestadas pelos alunos, em relação à aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, selecionámos uma amostra de conveniência - três alunos do 1.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem, que frequentam um Agrupamento de Escolas da Região Centro do País, com os quais implementámos um Programa de Intervenção Direta, composto por onze sessões. Neste projeto, recorremos à metodologia científica de investigação-ação, de tipo misto – qualitativa e quantitativa. O processo de recolha de dados baseou-se na consulta documental, na entrevista narrativa aos alunos, na aplicação dos testes de um a nove da bateria Controle de Aptidões de Leitura e Escrita - CALE, no inquérito por questionário aplicado a professores – Identificação de problemas motivacionais e no diário de campo. Os dados recolhidos no decorrer da aplicação do Programa de Intervenção, com recurso ao diário de campo, permitiram obter um conjunto de dados que depois de analisados nos permitiram atingir o nosso objetivo, percecionando-se que conseguimos aumentar as competências de leitura e de escrita dos três alunos fazendo uso de estratégias motivacionais, algumas das quais, baseadas nas propostas e interesses manifestados pelos próprios alunos, das quais destacamos: as atividades da preferência dos alunos; o recurso a histórias, a imagens, a dispositivos tecnológicos; o contexto real de aprendizagem; o trabalho colaborativo; a definição dos objetivos em função dos alunos; o envolvimento dos alunos no plano de trabalho; o reforço positivo; a ajuda; a monitorização; as estratégias multinível; a metacognição e o modelamento entre outras. Constatámos que, também, o professor e o modo como planifica e gere as tarefas que desenvolve na sala de aula podem estimular ou condicionar por completo estas aprendizagens por parte dos alunos. Importa referir, que a utilização de estratégias motivacionais no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita se assume como uma mais-valia em sala de aula e no sucesso pessoal dos alunos.
- Covid 19 impacts on digital marketing strategies: the case of catering SMEs in PortugalPublication . Oliveira, Márcio; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Lopes, João M.Focusing the study's on the implementation of digital marketing strategies by Small and Medium-sized Enterprises (SMEs) in the catering sector in Portugal during the pandemic period COVID 19, the present investigation aims to understand the impact of this pandemic in the implementation of digital marketing strategies of SMEs, to investigate the depth of implementation of these strategies according to the digital marketing decalogue, and to propose a performance matrix for these SMEs that intend to start efforts in this direction. For this purpose, a qualitative study was carried out, using semi-structured interviews, in a sample collected under the snowball technique, composed of 9 SMEs. It was possible to notice that the current pandemic crisis implied changes in how digital marketing strategies are perceived and applied. It was also found that more than strategies, these SMEs adopted isolated initiatives that combine digital marketing strategies and traditional marketing, and it was also possible to proceed with a set of measures to be implemented by these SMEs that intend to start efforts in this direction.
- Alterations in consumers behaviour on food purchase during Covid-19 pandemicPublication . Oliveira, Márcio; Gomes, Sofia; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Oliveira, José; Lopes, João L.The present research aims to assess the impact of the COVID-19 pandemic on the behavior of Portuguese consumers concerning the purchase of food. For this purpose, a quantitative study was performed, using a sample composed of 741 Portuguese consumers. The study was carried out between November 2020 and February 2021, a period during which the most severe measures of social isolation were imposed by the Portuguese government since the beginning of the pandemic in March 2020. The results show that during the pandemic, consumers changed their behavior patterns, specifically: in the frequency of shopping; the use of transport to carry out the purchases; the amount of the budget allocated for this purpose; and the channels used to purchase. Based on these results, managers and policy makers will be able to adjust or redefine their strategies to meet new consumer preferences, thus promoting individual well-being and business success. Our research is original as it is focused on the Portuguese context at a specific point in time motivated by the external factors that arose from the dissemination of the Covid-19 pandemic, consequently affecting consumers' behavior on food purchase. Furthermore, it adds value to the literature with new findings on consumer behavior change within a pandemic environment, and the application of practical assistance to market practitioners as well as advice to policy makers.
- A desmaterialização dos manuais escolaresPublication . Amaral, David António Monteiro; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO estudo desenvolve-se no âmbito da desmaterialização dos manuais escolares numa instituição educativa, tendo como questão orientadora aferir o seu impacto pedagógico, segundo a perceção dos docentes. O quadro legislativo que regulamenta os manuais escolares, contempla desde 2017, o fomento da desmaterialização dos recursos educativos. Inserido no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril e no Programa de Estabilização Económica e Social, Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, iniciou-se o programa de universalização da Escola Digital que inclui, entre várias medidas, um projeto experimental de desmaterialização de manuais escolares. Assim, decorre o Projeto-Piloto de Desmaterialização dos Manuais Escolares em 12 Agrupamentos do país, integrado pelo Agrupamento de Escolas da Boa Água, em Sesimbra, que constitui o objeto de estudo da nossa investigação. Os dois momentos de ensino à distância, a partir de março de 2020 e fevereiro de 2021, decorrentes da situação pandémica causada pelo SARS-CoV-2, colocaram no centro da vida escolar o acesso aos equipamentos tecnológicos e à internet, a capacitação digital de professores e alunos, e os recursos educativos digitais, manuais escolares incluídos. Todos estes elementos são fundamentais na implementação da desmaterialização dos manuais escolares. A natureza da investigação é qualitativa e com este estudo de caso pretende-se compreender, em profundidade, os processos envolvidos na transição do manual escolar em papel para o manual digital, determinar as alterações no ensino-aprendizagem do Agrupamento de Escolas da Boa Água e os seus efeitos nos alunos. Concluiu-se que a opção pela desmaterialização dos manuais escolares teve como principal motivação a mudança das práticas de ensinoaprendizagem. O efetivo impacto pedagógico resultante das alterações operadas, não é, contudo, da exclusiva responsabilidade da desmaterialização dos manuais escolares e do uso intensivo das TIC em sala de aula, mas da mudança do modelo de ensino operado pelo Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (P-PIP) que introduziu a metodologia de trabalho de projeto transdisciplinar, alterações na avaliação, a valorização das competências face aos conteúdos e um currículo adaptado aos alunos e ao seu contexto socioeducativo. Apesar da singularidade do estudo de caso e a sua não replicabilidade, a experiência adquirida na implementação da desmaterialização dos manuais escolares pelo Agrupamento de Escolas da Boa Água, iniciada em 2014/2015 com o projeto Edulabs, poderá indicar estratégias, opções operacionais e pedagógicas úteis a outros processos semelhantes.