Repository logo
 
Publication

Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório

dc.contributor.authorNunes, Getúlio Tadeu
dc.contributor.authorLanzer, Edgar Augusto
dc.contributor.authorSerra, Fernando Ribeiro
dc.contributor.authorFerreira, Manuel Portugal
dc.date.accessioned2009-08-10T14:07:13Z
dc.date.available2009-08-10T14:07:13Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face à rápida mudança no ambiente competitivo, como a queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes. Neste trabalho discutimos o cenário atual enolvendo as IES e estipulando como as estratégias de marketing poderão ser utilizadas. É feita uma revisão teórica sobre o marketing sempre em paralelo com a análise e contextualização para organizações universitárias.pt
dc.identifier.citationNUNES, Getúlio Tadeu e outros - Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. Análise. Vol. 19, n.º 1 (Jan./Jun. 2008), p. 173-198.pt
dc.identifier.issn1980-6302
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/45
dc.language.isoporpt
dc.publisherPontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectMarketing de relacionamentopt
dc.subjectEstratégiapt
dc.titleEmergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratóriopt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrept
oaire.citation.endPage198pt
oaire.citation.startPage173pt
oaire.citation.titleAnálisept
person.familyNameFerreira
person.givenNameManuel
person.identifier.ciencia-id2B1A-16D4-80DA
person.identifier.orcid0000-0002-4642-4605
person.identifier.ridA-2322-2012
person.identifier.scopus-author-id7402787382
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublication69895f61-97d7-47e5-93e3-ede7fb54631c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69895f61-97d7-47e5-93e3-ede7fb54631c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
marketing nas IES_revista Analise.pdf
Size:
873.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: