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Abstract(s)
A Transformação Digital é essencial à desburocratização de processos e
procedimentos com vista ao surgimento de uma Administração Pública mais modernizada e
mais próxima das necessidades dos cidadãos. Este processo, no entanto, pode tornar-se lento
e complexo quando os trabalhadores apresentam insuficientes competências digitais. Assim,
a adaptação dos trabalhadores da Administração Pública à Transformação Digital passa pela
frequência de ações de formação profissional em áreas digitais.
Nestes termos, os principais objetivos deste trabalho de investigação consistem em
identificar o nível de literacia digital dos trabalhadores da Administração Pública
percecionado pelos próprios e aferir as suas necessidades formativas em competências
digitais. Adicionalmente, procurou-se ainda inferir os principais benefícios que os
participantes em ações de formação atribuem à mesma e que características profissionais e
demográficas mais propiciam a frequência em ações de formação profissional.
A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa, com recurso à
utilização de dados primários. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito
por questionário, disponibilizado em várias plataformas online. Foram contabilizadas 618
respostas, das quais foram validadas 611. A análise de dados foi efetuada com recurso a
várias técnicas estatísticas, nomeadamente, modelos de regressão linear e logística,
coeficientes de correlação e medidas de tendência central (média) e de dispersão (desvio
padrão).
Segundo a perceção dos próprios, a literacia digital dos trabalhadores da amostra, em
média, situa-se entre o nível básico e intermédio e verificam-se maiores necessidades de
formação em Cibersegurança, Sistemas de comunicação por videoconferências e Tecnologia
Cloud.
Os resultados revelaram que, no geral, trabalhadores do género feminino e
trabalhadores com maiores níveis de escolaridade tendem a frequentar mais ações de
formação. Revelaram ainda que existe uma relação negativa entre a formação profissional e
um vínculo laboral mais estável. Já a relação entre a formação profissional e a idade não
apresenta significado estatístico em nenhum dos modelos estimados.
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Keywords
Administração Pública Formação Profissional Transformação Digital