Repository logo
 
Publication

O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva

dc.contributor.authorBonança, Rita
dc.contributor.authorMadureira, Cristiana
dc.contributor.authorLima, Louise
dc.date.accessioned2023-09-21T14:21:48Z
dc.date.available2023-09-21T14:21:48Z
dc.date.issued2023-08-27
dc.date.updated2023-09-19T19:28:51Z
dc.description.abstractA educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v16.n2.293-306pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3344481
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8803
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherBRAJETSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.brajets.com/v3/index.php/brajets/article/view/1128pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Curricularpt_PT
dc.subjectBarreiras à Aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliação Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectAbordagem Multinívelpt_PT
dc.titleO Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusivapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage306pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage293pt_PT
oaire.citation.titleBrazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)pt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameMadureira
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
rcaap.cv.cienciaidAB15-05C5-5A18 | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: