Publication
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva
dc.contributor.author | Bonança, Rita | |
dc.contributor.author | Madureira, Cristiana | |
dc.contributor.author | Lima, Louise | |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T14:21:48Z | |
dc.date.available | 2023-09-21T14:21:48Z | |
dc.date.issued | 2023-08-27 | |
dc.date.updated | 2023-09-19T19:28:51Z | |
dc.description.abstract | A educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14571/brajets.v16.n2.293-306 | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-3344481 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8803 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | BRAJETS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.brajets.com/v3/index.php/brajets/article/view/1128 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Curricular | pt_PT |
dc.subject | Barreiras à Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Abordagem Multinível | pt_PT |
dc.title | O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 306 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 293 | pt_PT |
oaire.citation.title | Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
person.familyName | Madureira | |
person.givenName | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo | |
person.identifier.ciencia-id | AB15-05C5-5A18 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2167-849X | |
rcaap.cv.cienciaid | AB15-05C5-5A18 | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.33 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: