Repository logo
 
Publication

Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorPimenta, Paulo
dc.contributor.authorPereira, Fátima
dc.date.accessioned2019-10-25T14:26:28Z
dc.date.available2019-10-25T14:26:28Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, D. V. (2016). O papel crucial da leitura e do processamento da informação na resolução de problemas de matemática. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais, 1, 9-35.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25766/37ny-pw82
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4248
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.titleUma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage69pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Investigação em Educação e Ciências Sociaispt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Uma_profissionalid_reclamada_1_ciclo_ensino básico_DOI.pdf
Size:
209.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: