Publication
A expressão dramática/teatro e o aluno com necessidades educativas específicas: estudo de caso sobre autismo e comunicação em contexto de AEC no 1º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Proença, Ana Paula Coelho de Pina | |
dc.contributor.author | Fernandes, Laura Sofia Cavaleiro | |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T15:13:14Z | |
dc.date.available | 2023-03-27T15:13:14Z | |
dc.date.issued | 2022-12-15 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo - Motor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O tema principal desta investigação é o papel que a expressão dramática/teatro pode ter relativamente ao desenvolvimento da comunicação e da linguagem, em crianças com perturbação do espectro do autismo. Dado que todos os anos, nas escolas, tenho tido crianças com necessidades educativas específicas, de modo a poder realizar um trabalho mais específico no âmbito das artes, concretamente a partir da expressão dramática/teatro, decidi aprofundar os conhecimentos frequentando o referido Mestrado e desenvolver o tema no meu contexto profissional, investigando na prática, com a turma com que trabalhei, no ano de 2021/22. Estas sessões foram realizadas no contexto das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), incluídas no Projeto “Atelier de histórias” de um Agrupamento de Escolas do Distrito de Leiria. Desta forma, o estudo de caráter qualitativo - interpretativo desenvolveu-se numa escola pública de 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º Ano, enquanto um estudo de caso sobre o autismo na vertente da comunicação e linguagem, a partir do papel da Expressão Dramática/Teatro. Partindo desta problemática, colocou-se então a questão de partida: Qual o papel da Expressão Dramática/Teatro no desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com perturbação do espectro do autismo? A investigação foi realizada numa turma de primeiro ano que integrava uma aluna com espectro de autismo, sendo os instrumentos de recolha de dados entrevistas semiestruturadas, toda a documentação disponível sobre a aluna, o Programa de Expressão Dramática /Teatro elaborado especificamente, os registos de observação participante em diário de bordo, bem como os registos realizados pelos alunos, fotografias e extratos de vídeo. Ao longo do processo foram-se observando melhorias na comunicação e envolvimento da aluna com os colegas de turma, o que significa que os objetivos propostos para este estudo foram atingidos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203261860 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8287 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Expressão dramática | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Atividades de Enriquecimento Curricular | pt_PT |
dc.title | A expressão dramática/teatro e o aluno com necessidades educativas específicas: estudo de caso sobre autismo e comunicação em contexto de AEC no 1º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A expressão dramática, teatro e o aluno com necessidades educativas específicas_após correções formais.pdf
- Size:
- 3.08 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: