Repository logo
 
Publication

A expressão dramática/teatro e o aluno com necessidades educativas específicas: estudo de caso sobre autismo e comunicação em contexto de AEC no 1º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorProença, Ana Paula Coelho de Pina
dc.contributor.authorFernandes, Laura Sofia Cavaleiro
dc.date.accessioned2023-03-27T15:13:14Z
dc.date.available2023-03-27T15:13:14Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo - Motor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O tema principal desta investigação é o papel que a expressão dramática/teatro pode ter relativamente ao desenvolvimento da comunicação e da linguagem, em crianças com perturbação do espectro do autismo. Dado que todos os anos, nas escolas, tenho tido crianças com necessidades educativas específicas, de modo a poder realizar um trabalho mais específico no âmbito das artes, concretamente a partir da expressão dramática/teatro, decidi aprofundar os conhecimentos frequentando o referido Mestrado e desenvolver o tema no meu contexto profissional, investigando na prática, com a turma com que trabalhei, no ano de 2021/22. Estas sessões foram realizadas no contexto das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), incluídas no Projeto “Atelier de histórias” de um Agrupamento de Escolas do Distrito de Leiria. Desta forma, o estudo de caráter qualitativo - interpretativo desenvolveu-se numa escola pública de 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º Ano, enquanto um estudo de caso sobre o autismo na vertente da comunicação e linguagem, a partir do papel da Expressão Dramática/Teatro. Partindo desta problemática, colocou-se então a questão de partida: Qual o papel da Expressão Dramática/Teatro no desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com perturbação do espectro do autismo? A investigação foi realizada numa turma de primeiro ano que integrava uma aluna com espectro de autismo, sendo os instrumentos de recolha de dados entrevistas semiestruturadas, toda a documentação disponível sobre a aluna, o Programa de Expressão Dramática /Teatro elaborado especificamente, os registos de observação participante em diário de bordo, bem como os registos realizados pelos alunos, fotografias e extratos de vídeo. Ao longo do processo foram-se observando melhorias na comunicação e envolvimento da aluna com os colegas de turma, o que significa que os objetivos propostos para este estudo foram atingidos.pt_PT
dc.identifier.tid203261860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8287
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectExpressão dramáticapt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectAtividades de Enriquecimento Curricularpt_PT
dc.titleA expressão dramática/teatro e o aluno com necessidades educativas específicas: estudo de caso sobre autismo e comunicação em contexto de AEC no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A expressão dramática, teatro e o aluno com necessidades educativas específicas_após correções formais.pdf
Size:
3.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: