Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A expressão dramática/teatro e o aluno com necessidades educativas específicas: estudo de caso sobre autismo e comunicação em contexto de AEC no 1º CEB

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo - Motor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O tema principal desta investigação é o papel que a expressão dramática/teatro pode ter relativamente ao desenvolvimento da comunicação e da linguagem, em crianças com perturbação do espectro do autismo. Dado que todos os anos, nas escolas, tenho tido crianças com necessidades educativas específicas, de modo a poder realizar um trabalho mais específico no âmbito das artes, concretamente a partir da expressão dramática/teatro, decidi aprofundar os conhecimentos frequentando o referido Mestrado e desenvolver o tema no meu contexto profissional, investigando na prática, com a turma com que trabalhei, no ano de 2021/22. Estas sessões foram realizadas no contexto das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), incluídas no Projeto “Atelier de histórias” de um Agrupamento de Escolas do Distrito de Leiria. Desta forma, o estudo de caráter qualitativo - interpretativo desenvolveu-se numa escola pública de 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 1º Ano, enquanto um estudo de caso sobre o autismo na vertente da comunicação e linguagem, a partir do papel da Expressão Dramática/Teatro. Partindo desta problemática, colocou-se então a questão de partida: Qual o papel da Expressão Dramática/Teatro no desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com perturbação do espectro do autismo? A investigação foi realizada numa turma de primeiro ano que integrava uma aluna com espectro de autismo, sendo os instrumentos de recolha de dados entrevistas semiestruturadas, toda a documentação disponível sobre a aluna, o Programa de Expressão Dramática /Teatro elaborado especificamente, os registos de observação participante em diário de bordo, bem como os registos realizados pelos alunos, fotografias e extratos de vídeo. Ao longo do processo foram-se observando melhorias na comunicação e envolvimento da aluna com os colegas de turma, o que significa que os objetivos propostos para este estudo foram atingidos.

Description

Keywords

Expressão dramática Teatro Ensino básico do 1º ciclo Necessidades educativas especiais Comunicação Atividades de Enriquecimento Curricular

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue