Repository logo
 
Publication

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO COM MIGRANTES

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte
dc.contributor.authorPereira, Ana Sofia Trindade
dc.date.accessioned2025-01-13T14:30:10Z
dc.date.available2025-01-13T14:30:10Z
dc.date.issued2024-11-21
dc.description.abstractNo âmbito da temática educação e migração é urgente integrar e incluir os migrantes no país de acolhimento. A educação, aprendizagem e orientação ao longo da vida torna-se a ponte na rede da integração e inclusão dos adultos migrantes. Esta temática é, assim, pertinente, dado que é orientada para observar e percecionar os aspetos relacionais da prática com migrantes, enquanto alunos, num contexto formativo. Logo, este estudo pretende analisar e compreender o desenvolvimento da relação pedagógica com a população migrante, sob a perceção de diferentes intervenientes, objetivando identificar os fatores potenciadores desta relação e a construção de um perfil específico de formador/ educador. Em suma, esta investigação objetiva conhecer e compreender as perspetivas de formadores e formandos migrantes, buscando respostas de melhoria para a relação pedagógica no processo educativo com migrantes. No referente à metodologia, salienta-se o paradigma interpretativo e o tipo de estudo qualitativo, as técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados empregados, especificamente Focus Group e análise de conteúdo. Pelos resultados obtidos, evidencia-se a necessidade de implementar e usar estratégias de mediação e/ou negociação com os migrantes, harmonizando culturas, favorecendo mutuamente a empatia e um acompanhamento mais humanizado, particularmente em situações de maior conflito ou risco. O estudo apresentado mostra resultados de melhoria na relação pedagógica com migrantes, se se atender ao fator emocional, na vertente humana da relação, reforçando o bem-estar holístico e o elo pedagógico em contexto formativo, dando especial relevo aos aspetos sociais, psicológicos, afetivos e educativos, singulares e intrínsecos de cada elemento do grupo formativo, potenciando o desenvolvimento comunitário.pt_PT
dc.identifier.tid203797914pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10380
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Comunitáriopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMigrantespt_PT
dc.subjectRelação Pedagógicapt_PT
dc.titleA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO COM MIGRANTESpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mestrado-ceedc_tproj.rev.final_anasofiatrindadepereira_após correções formais.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: