Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Surf tourism: segmentation by motivation and destination choice
    Publication . Reis, Patrícia; Jorge, João Paulo
    The choice of touristic destinations depends on a number of factors, whether they’re personal, sociological or economical. The tourist demand is, thus, closely related to the decision that people make when planning their leisure activities. The following analysis seeks to provide information that will provide guidance to public authorities and companies planning in the strategy of sustainable tourism development within a specific segment, in this case surf tourism. This is a new business opportunity, currently having an assuming an important role in the development of regions. Motivation involves a selection process based also on the attributes of the destination. The main goal of this study, trying to make the characterization and profile of surf tourists, is the identification of factors implied on their motivation and the resulting segmentation of this market. The understanding of these issues constitutes is an important contribution for the promotion of a destination’s better performance and competitiveness. The study was based supported in a collection of data from a questionnaire to surf tourists. The market was segmented using multivariate analysis: factor and cluster analysis. The main results of this study have identified that surf tourists value certain attributes when choosing a destination for surfing, which can be synthesized in the factors "Destination", "Entertainment and Recreation" and " Surf Quality”, as well as and the existence of two opposing segments, that value different attributes, when choosing a surfing destination.
  • O turismo de surf em Peniche: um novo paradigma, um velho território
    Publication . Reis, Patrícia; Jorge, João Paulo
    O final do século XX apresentou-se como um século de viragem, onde são visíveis alterações nas mentalidades e na relação do Homem com a natureza. Esta viragem marca o aparecimento de novos turistas, novas modalidades de turismo e novos percursos, que enfatizam a natureza dos lugares visitados e o consumo de bens naturais e culturais diferenciados. Estas alterações desencadeiam novas territorialidades, nomeadamente nas zonas costeiras. Peniche é um exemplo de adaptação e renovação de território. Novas e antigas formas territoriais coexistem e reajustam-se às novas realidades de consumo. Os desportos de ondas, como o surf, encontram neste território um espaço de excelência para se desenvolverem, o que tem provocado a transformação do território e do modo de vida da comunidade, numa lógica de inovação e tradição. De território piscatório e de veraneio, Peniche é hoje um território de surf. O objetivo deste artigo é refletir sobre as várias funções do território Peniche e analisar o turismo de surf como fonte de reinvenção do território. Para tal recorreu-se a uma revisão bibliográfica e à observação não participante no território de Peniche. Conclui-se que o turismo de surf é um produto dinamizador das áreas costeiras e dos territórios adjacentes e que a aposta em produtos turísticos alternativos ao sol e à praia, baseados nas potencialidades existentes no território – o Mar - é uma alternativa à evolução económica dos espaços e uma verdadeira porta de oportunidades.
  • Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destino
    Publication . Reis, Patrícia
    A eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal, sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões. A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino. Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf, segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters. Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.