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Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destino

dc.contributor.authorReis, Patrícia
dc.date.accessioned2012-11-08T12:42:41Z
dc.date.available2012-11-08T12:42:41Z
dc.date.issued2012-03
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.description.abstractA eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal, sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões. A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino. Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf, segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters. Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/662
dc.language.isoporpor
dc.subjectTurismo de surfpor
dc.subjectAtributos do destinopor
dc.subjectMotivações turísticaspor
dc.subjectFatores pullpor
dc.subjectAnálise multivariadapor
dc.subjectSurf tourismpor
dc.subjectDestination attributespor
dc.subjectTourist motivationpor
dc.titleTurismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destinopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameReis
person.givenNamePatrícia
person.identifier.ciencia-idC01B-EA64-C6EF
person.identifier.orcid0000-0002-8184-7515
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication79f1cab9-5f3b-4cc3-a33b-49ec43e599bf
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