Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

O desempenho no jogo Labirinto na avaliação da pessoa idosa – estudo piloto (Performance in Maze board game to assess elderly people– pilot study) (El desempeño en el juego Laberinto en evaluación de ancianos – estudio piloto)

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
94983-Texto del artículo-344102-1-10-20220913.pdf329.41 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais presente em Portugal. Neste processo é natural identificar o declínio funcional e a diminuição da autonomia nas Atividades da Vida Diária (AVD’s), A avaliação das capacidades físicas e cognitivas revelam-se de extrema importância para o idoso. Objetivo: Caracterizar a habilidade do Jogo Labirinto como indicador de mobilidade funcional, capacidade cognitiva e medo de cair em idosos institucionalizados. Metodologia: Foi selecionada uma amostra, por conveniência, de 13 indivíduos com idade média de 80.92 6.24 anos, com capacidade de deambulação em curtas distâncias preservada. Os instrumentos aplicados foram: Timed up and Go (TUG) para avaliar a mobilidade funcional; o Six-Item Cognitive Impairment Test (6-CIT) para avaliar a capacidade cognitiva; a Falls Efficacy Scale (FES) para avaliar o medo de cair; o Jogo Labirinto. Resultados: As correlações obtidas foram fortes entre a mobilidade funcional (TUG) e a performance do jogo Labirinto (r=0.765; p=0.002), a capacidade cognitiva (6-CIT) e a performance do jogo Labirinto (r=0.622; p=0.023), medo de cair (FES) e a performance do jogo Labirinto (r=0.666; p=0.013). Conclusão: Os resultados observados demonstram o potencial elevado do Jogo labirinto como instrumento para avaliar a mobilidade funcional, a capacidade cognitiva e o medo de cair. Futuros trabalhos devem incluir amostras mais vastas, com idosos inseridos na comunidade.

Descrição

Palavras-chave

Envelhecimento Avaliação Mobilidade funcional Medo de cair Capacidade cognitiva Jogo Terapia recreativa Marcha

Contexto Educativo

Citação

Rosa, M., Lopes, S. L., & Cavaleiro, A. (2022). El desempeño en el juego Laberinto en evaluación de ancianos – estudio piloto (Performance in Maze board game to assess elderly people– pilot study). Retos, 46, 1046–1055. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94983

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo