Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.64 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular desenvolvido na Startup
Leiria, durante 1040 horas, com o intuito de obtenção do grau de Mestre em Marketing
Relacional pelo Instituto Politécnico de Leiria. O estágio decorreu na aceleradora de empresas
Startup Leiria, que recentemente fundiu com a Incubadora D. Dinis, surgindo assim a
necessidade de elaborar um plano de comunicação para a nova empresa.
O estágio curricular teve como objetivo específico a integração em ambiente profissional,
desempenhando atividades diversas inerentes à organização com maior enfoque no digital
nomeadamente criação de conteúdos gráficos para redes sociais, apoio na definição e
implementação de estratégias de conteúdos de comunicação, apoio na definição de plano
estratégico de marketing externo e como já referido, a elaboração do Plano de Comunicação da
nova entidade resultante da fusão da Startup Leiria com a Incubadora D. Dinis.
Desta forma, o presente relatório de estágio inicia-se com uma introdução que contém o
enquadramento teórico, objetivos e metodologias utilizadas. É composto também pela revisão
da literatura, que é elaborada com base nos conceitos abordados, em particular, comunicação,
personificação da marca, marketing e a sua evolução, planos de marketing e comunicação,
empreendedorismo, aceleração e incubação. Conjugando todos estes conceitos e indo de
encontro ao objetivo principal do presente relatório, a revisão da literatura termina com o estudo
teórico da comunicação e do marketing nas aceleradoras e incubadoras. Segue-se a
caracterização das entidades envolvidas, a elaboração do Plano de Comunicação e ainda o
programa de estágio, onde são descritas as tarefas desenvolvidas no seu decurso. Realizou-se
ainda um estudo para compreender o conhecimento e a opinião dos inquiridos sobre aceleração
e incubação, especificamente sobre algumas entidades concorrentes e ainda sobre a Startup
Leiria e Incubadora D. Dinis.
Uma vez que o estágio terminou antes da implementação do Plano, não foi possível medir o
sucesso do mesmo.
Description
Keywords
Marketing Evolução de marketing Comunicação Aceleração Incubação Empreendedorismo