Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de um Plano de Comunicação para a Startup LeiriaPublication . Sequeira, Ana Sofia Marques; Ferreira, Vitor Hugo dos SantosO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular desenvolvido na Startup Leiria, durante 1040 horas, com o intuito de obtenção do grau de Mestre em Marketing Relacional pelo Instituto Politécnico de Leiria. O estágio decorreu na aceleradora de empresas Startup Leiria, que recentemente fundiu com a Incubadora D. Dinis, surgindo assim a necessidade de elaborar um plano de comunicação para a nova empresa. O estágio curricular teve como objetivo específico a integração em ambiente profissional, desempenhando atividades diversas inerentes à organização com maior enfoque no digital nomeadamente criação de conteúdos gráficos para redes sociais, apoio na definição e implementação de estratégias de conteúdos de comunicação, apoio na definição de plano estratégico de marketing externo e como já referido, a elaboração do Plano de Comunicação da nova entidade resultante da fusão da Startup Leiria com a Incubadora D. Dinis. Desta forma, o presente relatório de estágio inicia-se com uma introdução que contém o enquadramento teórico, objetivos e metodologias utilizadas. É composto também pela revisão da literatura, que é elaborada com base nos conceitos abordados, em particular, comunicação, personificação da marca, marketing e a sua evolução, planos de marketing e comunicação, empreendedorismo, aceleração e incubação. Conjugando todos estes conceitos e indo de encontro ao objetivo principal do presente relatório, a revisão da literatura termina com o estudo teórico da comunicação e do marketing nas aceleradoras e incubadoras. Segue-se a caracterização das entidades envolvidas, a elaboração do Plano de Comunicação e ainda o programa de estágio, onde são descritas as tarefas desenvolvidas no seu decurso. Realizou-se ainda um estudo para compreender o conhecimento e a opinião dos inquiridos sobre aceleração e incubação, especificamente sobre algumas entidades concorrentes e ainda sobre a Startup Leiria e Incubadora D. Dinis. Uma vez que o estágio terminou antes da implementação do Plano, não foi possível medir o sucesso do mesmo.
- International SMA Behavioural Implications: An Analysis of the Mediating and Moderating EffectsPublication . Silva, Beatriz Isabel Ferreira da; Lisboa, Ana Catarina CadimaThe exponential growth of social media and the success of SMA around the globe has captured the attention of marketers, that now use SMA as an integrating part of their communication strategies. Even though, SMA has proven its worth as an important advertising tool, it is still making its way into academic research. Moreover, there is scant knowledge on consumers’ behaviour towards SMA, and even more so in cross-cultural settings. In this work I test a theory-grounded, four-stage model that considers the antecedent/outcome – belief, value, attitude and behaviour - process that consumers go through when they come across SMA. Additionally, this model enables the assessment of the interactive behavioural responses and contributes to the understanding of the mediating effects of SMA attitude and value, also considering the differences of consumers’ behaviours through cultures and social media types. The results confirm the mediating role of value and the partial mediating role of attitude, with the exception of the relationships of SMA credibility and the behavioural constructs, social interaction behaviour and message interaction behaviour. Additionally, empirical evidence is presented on positive attitudes towards SMA increasing consumers’ behavioural responses towards SMA. The moderating effects of culture and social media types were not confirmed, what might contribute to the discussion of the globality of international SMA. This reach provides a better understanding on the consumers’ international SMA behavioural responses.