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O impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiras

dc.contributor.advisorDias, Francisco Teixeira Pinto
dc.contributor.authorFerreira, Humberto Manuel Costa
dc.date.accessioned2014-11-20T16:34:38Z
dc.date.available2014-11-20T16:34:38Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted29-10-2013
dc.descriptionDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Direção e Gestão Hoteleira apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractDada a necessidade de dotar a indústria hoteleira de ferramentas que promovam a sua competitividade, o objetivo deste estudo visa aumentar a compreensão das perceções sobre a qualidade do serviço de uma unidade de alojamento, da perspetiva dos seus consumidores. De facto, os conceitos de qualidade e de satisfação do cliente incluem-se entre os principais indicadores de desempenho organizacional e, em última instância, são pontos de partida obrigatórios na análise competitividade empresarial. Em concreto, o presente estudo permitirá: (a) perceber se a satisfação de um turista face à prestação de um serviço numa unidade de alojamento é preditora de consumo repetido; (b) compreender o padrão de comportamento turístico dos consumidores segundo o seu tipo de imaginário; (c) verificar se o turista com elevado nível de satisfação numa unidade de alojamento recomenda essa mesma unidade de alojamento; (d) verificar se os comportamentos de fidelização dos turistas dependem do tipo de imaginário turístico (intimista, cíclico e heroico) que subjaz à sua motivação de viagem. Foi realizado um estudo empírico, com uma amostra de 150 professores, que mostrou que: (1) todos os inquiridos tendem a recomendar as unidades de alojamento onde obtiveram elevado nível de satisfação; (2) todavia, a tendência de regressarem a essas mesmas unidades de alojamentos (onde obtiveram elevado nível de satisfação) é muito mais consistente entre os turistas que perfilham um imaginário turístico cíclico (isto é, a tendência de periodicamente regressarem – em férias – aos mesmo locais onde no passado obtiveram elevado nível de prazer) do que entre os turistas que adotam primariamente um imaginário turístico heroico (isto é, tendência de desbravar caminhos novos, conhecer novos lugares, ir sempre a lugares desconhecidos).por
dc.identifier.tid201051621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1108
dc.language.isoporpor
dc.subjectIndústria hoteleirapor
dc.subjectQualidade do serviçopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectFidelizaçãopor
dc.subjectRecomendaçãopor
dc.subjectImaginário turísticopor
dc.titleO impacto da satisfação na prescrição informal (recomendação) e na fidelização das unidades hoteleiraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDireção e Gestão Hoteleirapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão Hoteleirapor

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