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Abstract(s)
O presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando divido em duas partes.
A primeira parte concerne à dimensão reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada, nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 4.º ano de escolaridade), onde foram refletidas e analisadas vivências e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos. Nesta parte destaco a importância que a observação e planificação tiveram na minha formação, passando pela importância da abordagem de projeto, e os contornos que esta assume. Faço referência ainda ao desafio que foi avaliar e a importância que teve a prática reflexiva.
Na segunda parte, que se refere à componente investigativa, realizada em contexto da Prática de Ensino Supervisionada, com uma turma de 4.º ano, teve como finalidade conhecer as conceções dos alunos acerca do bullying. Optei por um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, dado que se analisaram as conceções dos alunos acerca do bullying no início da investigação, e após a realização de uma sequência de aprendizagem construída com o objetivo de permitir a discussão e o alargamento da visão dos alunos sobre o tema. Face aos resultados obtidos, é possível dizer que de um modo geral houve mudança na conceção dos alunos acerca da temática. Mudança essa, intrínsecamente ligada às propostas desenvolvidas durante o processo de ensino/aprendizagem.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Bullying Educação
