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Abstract
In this study we scrutinize a set of the main determinants of low-income consumers’, consumers of peripheral regions, preferences considering the models of the neighborhood and cash and carry (atacarejo) market. Peripheral regions have a strong concentration of lowincome consumers who are customers of supermarket formats. Understanding consumers preference is important for investment decisions in expanding the supermarket networks in Brazil. To understand the selection criteria of low-income consumers regarding the choice of supermarket format, we conducted a survey with customers of different formats of stores,
with a sample of 107 respondents. Our findings point to that although the price is an important determinant of consumer satisfaction, easy access to stores (i.e., location proximity) is a crucial determinant on the choice of supermarket for low-income consumers. As managerial implications, this study helps understand consumer decision-making criteria, and provides insights for the expansion of supermarket networks, or chains, targeted at the lowincome market, including for the design of product and service offerings that may help in
attracting more consumers.
Neste estudo escrutinamos um conjunto dos principais determinantes das preferências dos consumidores de baixa renda, consumidores de regiões periféricas, considerando os formatos de mercado de vizinhança e atacarejo. As regiões periféricas têm forte concentração de consumidores de baixa renda que são clientes dos formatos de supermercado. O entendimento da preferência do consumidor é importante para as decisões de investimento na expansão das redes supermercadistas no Brasil. Para entender os critérios de seleção dos consumidores de baixa renda sobre a escolha do formato de supermercado, conduzimos um survey junto a clientes de lojas de diferentes formatos, com uma amostra de 107 respondentes. Os resultados apontam que embora o preço ser um fator importante da satisfação dos consumidores, o acesso fácil às lojas (isto é, a localização em proximidade) é um fator crucial determinante da escolha do supermercado para consumidores de baixa renda. Como implicações gerenciais, este estudo auxilia a compreender os critérios de decisão dos consumidores, e proporciona insights para a expansão das redes de supermercados direcionadas ao mercado de baixa renda, incluindo a conceção da oferta de produtos e serviços que ajudam a atrair mais consumidores.
Neste estudo escrutinamos um conjunto dos principais determinantes das preferências dos consumidores de baixa renda, consumidores de regiões periféricas, considerando os formatos de mercado de vizinhança e atacarejo. As regiões periféricas têm forte concentração de consumidores de baixa renda que são clientes dos formatos de supermercado. O entendimento da preferência do consumidor é importante para as decisões de investimento na expansão das redes supermercadistas no Brasil. Para entender os critérios de seleção dos consumidores de baixa renda sobre a escolha do formato de supermercado, conduzimos um survey junto a clientes de lojas de diferentes formatos, com uma amostra de 107 respondentes. Os resultados apontam que embora o preço ser um fator importante da satisfação dos consumidores, o acesso fácil às lojas (isto é, a localização em proximidade) é um fator crucial determinante da escolha do supermercado para consumidores de baixa renda. Como implicações gerenciais, este estudo auxilia a compreender os critérios de decisão dos consumidores, e proporciona insights para a expansão das redes de supermercados direcionadas ao mercado de baixa renda, incluindo a conceção da oferta de produtos e serviços que ajudam a atrair mais consumidores.
Description
Keywords
Atacarejo Mercado de baixa renda Mercado de baixa renda Preferência dos consumidores Supermercado
Pedagogical Context
Citation
Bozzo, A. L. & Ferreira, M. P. (2020). Mercado de vizinhança ou atacarejo para consumidores de baixa renda em regiões periféricas. Revista de Gestão e Secretariado, 11(1). 126-150. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i1.941
Publisher
GeSec
