Repository logo
 
Publication

Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento Multissensorial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorOliveira, Luis Miguel Gonçalves de
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorSilveiro, Sophie Martins
dc.date.accessioned2025-06-23T11:06:39Z
dc.date.available2025-06-23T11:06:39Z
dc.date.issued2025-06-02
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância, professora de primeiro Ciclo de Ensino Básico e como investigadora, estando dividido em duas dimensões- reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizada nos diferentes contextos da Prática Pedagógica em Creche e Jardim de Infância, como também da Prática Pedagógica no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que teve como participantes no estudo seis alunos de uma sala de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este estudo, insere-se no paradigma interpretativo e da natureza qualitativa, pretende compreender o impacto de uma sequência didática focada nos sentidos no desenvolvimento sensorial das crianças, analisando de que forma a realização de atividades sensoriais contribui para uma maior consciência e enriquecimento das suas experiências sensoriais. Os dados sugerem que a implementação de uma sequência didática focada nos sentidos parecem potenciar a exploração sensorial das crianças que, inicialmente, não a realizavam de forma plena. Através das atividades propostas, verificou-se outra forma de reagir face ao estímulo sensorial, promovendo uma maior consciência e utilização dos sentidos. Estes resultados sugerem que a estimulação sensorial estruturada pode desempenhar um papel fundamental na ampliação das experiências percetivas, contribuindo para o enriquecimento do desenvolvimento infantil e para uma aprendizagem significativa.por
dc.identifier.tid203956184
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13372
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectSequência didática
dc.subjectDesenvolvimento
dc.subjectSentidos
dc.subjectAtividades sensoriais
dc.titleEstimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento Multissensorial
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sophie Martins Silveiro-Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: