Publication
Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento Multissensorial
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Silveiro, Sophie Martins | |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T11:06:39Z | |
dc.date.available | 2025-06-23T11:06:39Z | |
dc.date.issued | 2025-06-02 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância, professora de primeiro Ciclo de Ensino Básico e como investigadora, estando dividido em duas dimensões- reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizada nos diferentes contextos da Prática Pedagógica em Creche e Jardim de Infância, como também da Prática Pedagógica no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que teve como participantes no estudo seis alunos de uma sala de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este estudo, insere-se no paradigma interpretativo e da natureza qualitativa, pretende compreender o impacto de uma sequência didática focada nos sentidos no desenvolvimento sensorial das crianças, analisando de que forma a realização de atividades sensoriais contribui para uma maior consciência e enriquecimento das suas experiências sensoriais. Os dados sugerem que a implementação de uma sequência didática focada nos sentidos parecem potenciar a exploração sensorial das crianças que, inicialmente, não a realizavam de forma plena. Através das atividades propostas, verificou-se outra forma de reagir face ao estímulo sensorial, promovendo uma maior consciência e utilização dos sentidos. Estes resultados sugerem que a estimulação sensorial estruturada pode desempenhar um papel fundamental na ampliação das experiências percetivas, contribuindo para o enriquecimento do desenvolvimento infantil e para uma aprendizagem significativa. | por |
dc.identifier.tid | 203956184 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13372 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Sequência didática | |
dc.subject | Desenvolvimento | |
dc.subject | Sentidos | |
dc.subject | Atividades sensoriais | |
dc.title | Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento Multissensorial | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Sophie Martins Silveiro-Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.pdf
- Size:
- 3.55 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: