Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o uso de materiais não estruturados numa sala de Educação Pré-Escolar, em momentos de brincadeira livre

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorHenriques, Catarina Marisa Coelho
dc.date.accessioned2023-12-09T22:37:28Z
dc.date.available2023-12-09T22:37:28Z
dc.date.issued2023-07-04
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância e como investigadora, estando dividido em três partes. A parte I faz referência, de forma reflexiva às aprendizagens adquiridas e às experiências vivenciadas no contexto de creche em que estive inserida. A parte II contempla as aprendizagens adquiridas e a minha experiência com a Abordagem por Projeto num contexto de jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. A parte III está dividida em dois capítulos. O capítulo um diz respeito a uma parte reflexiva sobre a minha experiência num contexto de jardim de infância da rede pública, e o capítulo dois é relativo ao estudo investigativo. Este insere-se no paradigma qualitativo, tendo por base um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade. Este estudo pretende dar a conhecer qual o impacto da introdução de uma área constituída por materiais não estruturados, na dinâmica de brincadeira livre de uma sala de educação pré-escolar. Os dados obtidos revelam o impacto positivo que os materiais não estruturados tiveram no grupo de crianças e permitem concluir que estes materiais durante as explorações das crianças proporcionam diversas interações com os objetos, quer individuais quer entre pares, o desenvolvimento da criatividade e do jogo simbólico.pt_PT
dc.identifier.tid203417470pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9045
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincadeira livrept_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectJogo simbólicopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a prática pedagógica e analisando o uso de materiais não estruturados numa sala de Educação Pré-Escolar, em momentos de brincadeira livrept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-catarina-henriques_após correções formais.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: