Publication
Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o uso de materiais não estruturados numa sala de Educação Pré-Escolar, em momentos de brincadeira livre
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Henriques, Catarina Marisa Coelho | |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T22:37:28Z | |
dc.date.available | 2023-12-09T22:37:28Z | |
dc.date.issued | 2023-07-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância e como investigadora, estando dividido em três partes. A parte I faz referência, de forma reflexiva às aprendizagens adquiridas e às experiências vivenciadas no contexto de creche em que estive inserida. A parte II contempla as aprendizagens adquiridas e a minha experiência com a Abordagem por Projeto num contexto de jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. A parte III está dividida em dois capítulos. O capítulo um diz respeito a uma parte reflexiva sobre a minha experiência num contexto de jardim de infância da rede pública, e o capítulo dois é relativo ao estudo investigativo. Este insere-se no paradigma qualitativo, tendo por base um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade. Este estudo pretende dar a conhecer qual o impacto da introdução de uma área constituída por materiais não estruturados, na dinâmica de brincadeira livre de uma sala de educação pré-escolar. Os dados obtidos revelam o impacto positivo que os materiais não estruturados tiveram no grupo de crianças e permitem concluir que estes materiais durante as explorações das crianças proporcionam diversas interações com os objetos, quer individuais quer entre pares, o desenvolvimento da criatividade e do jogo simbólico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417470 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9045 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brincadeira livre | pt_PT |
dc.subject | Interações | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Jogo simbólico | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o uso de materiais não estruturados numa sala de Educação Pré-Escolar, em momentos de brincadeira livre | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-catarina-henriques_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.96 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: