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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância e como investigadora, estando dividido em três partes.
A parte I faz referência, de forma reflexiva às aprendizagens adquiridas e às experiências vivenciadas no contexto de creche em que estive inserida.
A parte II contempla as aprendizagens adquiridas e a minha experiência com a Abordagem por Projeto num contexto de jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
A parte III está dividida em dois capítulos. O capítulo um diz respeito a uma parte reflexiva sobre a minha experiência num contexto de jardim de infância da rede pública, e o capítulo dois é relativo ao estudo investigativo. Este insere-se no paradigma qualitativo, tendo por base um estudo descritivo e interpretativo, desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade.
Este estudo pretende dar a conhecer qual o impacto da introdução de uma área constituída por materiais não estruturados, na dinâmica de brincadeira livre de uma sala de educação pré-escolar. Os dados obtidos revelam o impacto positivo que os materiais não estruturados tiveram no grupo de crianças e permitem concluir que estes materiais durante as explorações das crianças proporcionam diversas interações com os objetos, quer individuais quer entre pares, o desenvolvimento da criatividade e do jogo simbólico.
Description
Keywords
Brincadeira livre Interações Criatividade Jogo simbólico