Repository logo
 
Publication

A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos

dc.contributor.authorOliveira, Adriana José de
dc.contributor.authorPereira, Ana Maria Rodrigues
dc.contributor.authorSanto, Pedro Manuel do Espírito
dc.contributor.authorSantos, Sara Cristina Valente dos
dc.date.accessioned2023-12-11T13:19:37Z
dc.date.available2023-12-11T13:19:37Z
dc.date.issued2023-03-23
dc.description.abstractA competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identifica motivações que influenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationde Oliveira, A. J., Pereira, A. M. R., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). A influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 47-56. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31420pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31420pt_PT
dc.identifier.eissn1645-9261
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9059
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationCentre for Research in Digital Services
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/31420pt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectDestinos turísticospt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectTuristaspt_PT
dc.titleA influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinospt_PT
dc.title.alternativeThe influence of tourists' motivations when visiting diferent destinations: evidence for destination communicationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research in Digital Services
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05583%2F2020/PT
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.startPage47pt_PT
oaire.citation.titleRevista Turismo e Desenvolvimento (RT&D)pt_PT
oaire.citation.volume40pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSanto
person.givenNamePedro Espírito
person.identifier.ciencia-idE41B-D54C-75E7
person.identifier.orcid0000-0001-8924-7912
person.identifier.scopus-author-id57213160598
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication18dc7ffd-e2ba-444d-aa7a-91ea1dd3b78e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery18dc7ffd-e2ba-444d-aa7a-91ea1dd3b78e
relation.isProjectOfPublication78828bd1-2727-477d-b41e-854ed997b427
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery78828bd1-2727-477d-b41e-854ed997b427

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Oliveira et al, 2023_A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos.pdf
Size:
490.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: