Publication
Convivência (des)ligada: Relações Interpessoais na Era Digital
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ricardo Manuel das Neves | |
dc.contributor.author | Reis, Sílvia Raquel Vieira | |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T11:59:21Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T11:59:21Z | |
dc.date.issued | 2017-11-27 | |
dc.description.abstract | As relações interpessoais entre crianças e entre jovens são fundamentais para um desenvolvimento saudável e hospitaleiro. A interação face-a-face requer o desenvolvimento de capacidades distintas das usadas quando estamos online, pois aqui as emoções são expressas por bonecos (emojis) ou outros símbolos. No contexto mundial atual, as distâncias já não têm o significado que tinham, pois as fronteiras são, hoje, muitas vezes, meras formas simbólicas e sociais. Assistimos, hoje, a grandes transformações quanto à forma como são vistas as relações de convivência, onde a sociedade de consumo, com todas as suas características do descartável, do desgaste e da substituição rápida de produtos, se compara necessariamente com as relações sociais, o que causa um certo desligamento relativo à forma como se criam laços relacionais uns com os outros. A finalidade desta dissertação centra-se na compreensão deste tema, tendo em conta a perspetiva dos jovens e como eles se veem como nativos digitais, habitando entre os pares, também nativos, e os pais, imigrantes digitais, possibilitando a comunicação entre eles. Construir pontes para que os dois mundos se encontrem irá, de alguma forma, possibilitar o diálogo e uma melhor perceção relativa ao que se desconhece, à partida. Com a elaboração de um trabalho de campo com observação direta participante, com jovens/alunos numa escola, em contexto exterior à mesma, entre os 15-18 anos, pretendi, de uma forma holística, aceder ao quotidiano destes jovens, comparando as suas formas de comunicar, ser e estar, e, claro, as estratégias de convivência privilegiadas na escola e fora da escola. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201849534 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3019 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Convivência | pt_PT |
dc.subject | Era digital | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_PT |
dc.subject | Literacia digital | pt_PT |
dc.subject | Imigrante | pt_PT |
dc.title | Convivência (des)ligada: Relações Interpessoais na Era Digital | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dissertação Mestrado Sílvia Reis - Final.pdf
- Size:
- 1.47 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: