Publication
Um caminho de aprendizagens em educação de infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Cartaxeiro, Bruna Isabel São Pedro | |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T14:06:18Z | |
dc.date.available | 2022-03-08T14:06:18Z | |
dc.date.issued | 2021-10-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s) criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as referências bibliográficas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202957853 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6744 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Jogo simbólico | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Um caminho de aprendizagens em educação de infância | pt_PT |
dc.title.alternative | as emoções que emergem no jogo simbólico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Última Versão_Relatório Bruna Cartaxeiro_27_07_2021.pdf
- Size:
- 1.48 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: