Repository logo
 
Publication

Um caminho de aprendizagens em educação de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorCartaxeiro, Bruna Isabel São Pedro
dc.date.accessioned2022-03-08T14:06:18Z
dc.date.available2022-03-08T14:06:18Z
dc.date.issued2021-10-20
dc.description.abstractO presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s) criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as referências bibliográficas.pt_PT
dc.identifier.tid202957853pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6744
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectJogo simbólicopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleUm caminho de aprendizagens em educação de infânciapt_PT
dc.title.alternativeas emoções que emergem no jogo simbólicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Última Versão_Relatório Bruna Cartaxeiro_27_07_2021.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: