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Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorHenriques, Cristina Maria Bastos Dias
dc.date.accessioned2023-12-10T17:54:36Z
dc.date.available2023-12-10T17:54:36Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.description.abstractO presente estudo sobre a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) num Agrupamento de escolas: perceções da direção, dos avaliadores e dos avaliados é legitimado por um contexto de exigência do sistema educativo nacional e transnacional, em termos da Qualidade do ensino, das aprendizagens e das Organizações. Imperativa, com o propósito de gestão de recursos, ou necessária, por motivos sociais ínsitos à globalização, importa perspetivar a ADD de vários ângulos, visando desocultar os seus sentidos, assim como os da cultura de avaliação e da cultura organizacional de um AE da região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT). Após a revisão da literatura sobre os modelos de ADD anteriores, procede-se à descrição, análise e avaliação da utilidade do modelo vigente, com base no DR nº 26/2012, de 21 de fevereiro. Pretende-se compreender se, no quadro das políticas educativas em Portugal, este modelo de ADD pressupõe e garante a qualidade do processo de avaliação do desempenho docente num AE, aferindo-se as respetivas potencialidades e constrangimentos. O estudo, descritivo e de natureza qualitativa, consiste numa abordagem interpretativa para o estudo do fenómeno. Para o efeito, recorre-se à metodologia do estudo de caso, sendo realizadas sete entrevistas a informadores privilegiados do processo. As suas perceções são um contributo imprescindível para a avaliação da qualidade do modelo de ADD vigente e das dinâmicas inerentes ao processo implementado no contexto do AE. Afere-se o conceito de “avaliação (do desempenho docente)”, o clima avaliativo no que respeita a relação entre avaliadores e avaliados em diferentes fases da carreira docente: perfis e competências; o impacto interno da ADD na melhoria do ensino e na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, o impacto externo, atinente à melhoria da qualidade do AE e do contexto local (pontos fortes, limitações e desafios). Após a análise dos dados, os resultados apontam para perspetivas favoráveis à avaliação do desempenho docente, quanto à sua importância e necessidade. No entanto, segundo os inquiridos, o modelo de ADD vigente apresenta mais constrangimentos do que potencialidades, com repercussões no processo implementado no AE, no desenvolvimento pessoal e profissional docente (DPD) e até na melhoria da qualidade do AE. Apesar de o processo de ADD decorrer sem conflitos significativos neste AE, recomenda-se, a curto prazo, a implementação, a nível nacional, de um novo modelo de ADD: mais justo, mais objetivo, inovador, garantindo a efetiva qualidade do processo avaliativo, o reforço do desenvolvimento pessoal e profissional docente, bem como o reconhecimento e a valorização da carreira docente em Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203417500pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9048
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectavaliação do desempenho docentept_PT
dc.subjectprocesso de avaliaçãopt_PT
dc.subjectmodelo de avaliaçãopt_PT
dc.titleAvaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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