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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo sobre a Avaliação do Desempenho Docente (ADD)
num Agrupamento de escolas: perceções da direção, dos avaliadores e
dos avaliados é legitimado por um contexto de exigência do sistema
educativo nacional e transnacional, em termos da Qualidade do ensino,
das aprendizagens e das Organizações. Imperativa, com o propósito de
gestão de recursos, ou necessária, por motivos sociais ínsitos à
globalização, importa perspetivar a ADD de vários ângulos, visando
desocultar os seus sentidos, assim como os da cultura de avaliação e da
cultura organizacional de um AE da região de Lisboa e Vale do Tejo
(RLVT).
Após a revisão da literatura sobre os modelos de ADD anteriores,
procede-se à descrição, análise e avaliação da utilidade do modelo
vigente, com base no DR nº 26/2012, de 21 de fevereiro. Pretende-se
compreender se, no quadro das políticas educativas em Portugal, este
modelo de ADD pressupõe e garante a qualidade do processo de
avaliação do desempenho docente num AE, aferindo-se as respetivas
potencialidades e constrangimentos. O estudo, descritivo e de natureza
qualitativa, consiste numa abordagem interpretativa para o estudo do
fenómeno. Para o efeito, recorre-se à metodologia do estudo de caso,
sendo realizadas sete entrevistas a informadores privilegiados do
processo. As suas perceções são um contributo imprescindível para a
avaliação da qualidade do modelo de ADD vigente e das dinâmicas
inerentes ao processo implementado no contexto do AE. Afere-se o
conceito de “avaliação (do desempenho docente)”, o clima avaliativo
no que respeita a relação entre avaliadores e avaliados em diferentes
fases da carreira docente: perfis e competências; o impacto interno da
ADD na melhoria do ensino e na melhoria da qualidade das
aprendizagens dos alunos, o impacto externo, atinente à melhoria da
qualidade do AE e do contexto local (pontos fortes, limitações e
desafios).
Após a análise dos dados, os resultados apontam para perspetivas
favoráveis à avaliação do desempenho docente, quanto à sua
importância e necessidade. No entanto, segundo os inquiridos, o
modelo de ADD vigente apresenta mais constrangimentos do que
potencialidades, com repercussões no processo implementado no AE,
no desenvolvimento pessoal e profissional docente (DPD) e até na
melhoria da qualidade do AE. Apesar de o processo de ADD decorrer
sem conflitos significativos neste AE, recomenda-se, a curto prazo, a
implementação, a nível nacional, de um novo modelo de ADD: mais
justo, mais objetivo, inovador, garantindo a efetiva qualidade do
processo avaliativo, o reforço do desenvolvimento pessoal e
profissional docente, bem como o reconhecimento e a valorização da
carreira docente em Portugal.
Description
Keywords
avaliação do desempenho docente processo de avaliação modelo de avaliação