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Authors
Abstract(s)
Este trabalho pretende valorizar uma visão ligada a um mundo
táctil, adotando uma abordagem analógica no contexto do desenvolvimento
de projeto em design gráfico.
A forma como atingimos esse objetivo foi iniciando um regime exploratório,
procurando a sua síntese conceptual na forma de objetos lúdico-didáticos
que, uma vez reunidos, resultaram num jogo chamado Shapestorm.
Assim, no momento em que um projeto de design gráfico se inicia, surge
o jogo, como vetor criativo para ajudar no processo de criação manual
de diversos elementos gráficos: logótipos, tipografia, ícones, ilustração,
etc., potenciando-se dessa forma um raciocínio livre, sem preconceitos
e não digital, alcançando-se um estado mais elementar de criatividade.
Pretendemos fazê-lo analisando o ato de brincar, e analisando o jogo em
contextos pedagógicos, paralelamente com o estudo de práticas de desenvolvimento
criativo no mundo gráfico. Temos como objetivo testar o valor
destas metodologias quando aplicadas no contexto do projeto, procurando
dessa forma diluir as fronteiras que distinguem o lúdico do trabalho.
Description
Keywords
Jogo Brainstorm Educação Construção Ferramenta Composição