Repository logo
 
Publication

Consumo infantil: a Influência dos pares na consciência de marca, na relação com a marca e na lealdade à marca

dc.contributor.authorMarques, Alzira
dc.contributor.authorPinho, Ana Regina Rodrigues
dc.date.accessioned2019-01-14T14:18:18Z
dc.date.available2019-01-14T14:18:18Z
dc.date.issued2018-07
dc.description.abstractAs crianças são hoje um mercado muito valioso e representam os consumidores adultos do futuro. As empresas devem estar atentas às suas necessidades e desejos e às aquisições realizadas pelas crianças ou por elas influenciadas para poderem estabelecer relações comerciais fortes, baseadas em uma dinâmica relacional e assentes na lealdade às marcas. Para o efeito, importa conhecer a influência dos pares na consciência, relação e lealdade à marca por parte das crianças. Assim, com base na informação obtida por meio de questionários em uma amostra de 242 crianças com idades entre 8 e 12 anos, em Leiria, Portugal, estimou-se um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando o software Smart PLS 2.0. Os resultados revelaram que as crianças apresentam níveis elevados de nomeação e reconhecimento das marcas. Os pares influenciam positivamente a consciência da marca e a relação com a marca. A consciência de marca influencia positivamente a relação que as crianças mantêm com a marca e essa relação, por sua vez, tem um efeito positivo na lealdade à marca, exercendo os pares um efeito negativo. Este estudo contribui para a extensão da literatura sobre a relação das crianças com as marcas e para ajudar as marcas a formularem estratégias de marketing mais adequadas ao mercado infantil.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p93-106.2018pt_PT
dc.identifier.issn1984-7297
dc.identifier.other2359-618X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3720
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Universitário Christus/Universidade de Coimbrapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsumo infantilpt_PT
dc.subjectParespt_PT
dc.subjectMaterialismopt_PT
dc.subjectRelaçãopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.titleConsumo infantil: a Influência dos pares na consciência de marca, na relação com a marca e na lealdade à marcapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasil/Portugal-Coimbrapt_PT
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleRevista Gestão em Análise - ReGeapt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameMarques
person.givenNameAlzira
person.identifier.ciencia-id1519-309E-BC47
person.identifier.orcid0000-0001-6607-852X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd558615c-d75f-42b4-8b6c-c160e48304cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd558615c-d75f-42b4-8b6c-c160e48304cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Consumo infantil_a influencia dos pares....pdf
Size:
681.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: